Curso aborda a nova política nacional de gestão dos resíduos industriais

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha de Santa Catarina promove curso com o tema “Gerenciamento de Resíduos Industriais e a Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos”. O encontro, organizado pelo GIE – Grupo de Intercâmbio e Experiência de Sustentabilidade da entidade, acontece no dia 26 de junho, entre 13h30 e 17h30, e conta com a presença dos palestrantes Geraldo Máximo de Oliveira, Egídio Antônio Martorano, Juarês José Aumond e Letícia Dayara Lourenço Gruber.

Durante o evento, Oliveira abordará noções sobre a Gestão de Resíduos Sólidos, quando serão discutidos aspectos que podem contribuir para o gerenciamento adequado deste processo. Martorano apresentará as ações da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc na área ambiental, além da Bolsa de Resíduos do Sistema FIESC – BRFiesc. Aumond coordenará debate com foco nos resíduos industriais e na evolução da reciclagem de materiais PET. Por fim, Letícia falará sobre ações preventivas no âmbito do Direito Ambiental.

O curso acontece na sede da Unifebe, em Brusque. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail relac3.blu@ahkbrasil.com ou pelo telefone (47) 3336-4515.

Saiba mais sobre os palestrantes

Egídio Antônio Martorano

Egídio Antônio Martorano é economista e, desde 2001, coordena a Unidade de Competitividade Industrial da Fiesc. É secretário executivo da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da mesma entidade, área responsável pelos assuntos relacionados ao transporte, logística, energia e meio ambiente e também pela secretaria executiva das Câmaras de Energia, Qualidade Ambiental e o Comitê de Logística Reversa da Fiesc.

Geraldo Máximo de Oliveira

Geraldo Máximo de Oliveira é graduado em Direito pela Uniplac/Lages, especialista em Gestão Ambiental e consultor da Metodologia de Produção Mais Limpa (P+L) pelo CNTL/Senai/Porto Alegre. É mestrando em Planejamento Territorial Urbano e Desenvolvimento Socioambiental pela Udesc/Florianópolis, auditor interno dos Sistemas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Hoje, atua como consultor do núcleo ambiental e como professor do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Senai, na unidade de Blumenau.

Juarês José Aumond

Mestre em Geografia pela Ufsc e doutor em Engenharia Civil pela mesma universidade, o geólogo foi diretor técnico da Mineração e Cimento Vale do Itajaí e de várias empresas privadas de mineração. Também foi assessor da Secretaria de Estado de Santa Catarina para assuntos de mineração. É especialista e consultor em economia mineral e recuperação de áreas degradadas. Atualmente é professor da Furb, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Florestal, Biologia e Química. Nos mestrados de Engenharia Ambiental e Desenvolvimento Regional, leciona as disciplinas de Recuperação de Áreas Degradadas e Meio Ambiente, sociedade e desenvolvimento, respectivamente.

Letícia Dayara Lourenço Gruber

Bacharel em Direito pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, Letícia Dayara Lourenço Gruber foi pesquisadora voluntária do Projeto “O sistema de justiça e a prevenção aos riscos de desastres naturais” em parceria com a mesma universidade. Trabalhou na Assessoria jurídica da Fundação Municipal do Meio Ambiente – Faema e, atualmente, advoga nas áreas de Direito Ambiental e Direito Administrativo, junto a Pasquali Advogados Associados.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: