Deixe a casa pronta para o verão

Dicas para seguir as tendências da estação no apartamento ou casa de praia

[photopress:LDI_9981_trat.jpg,resized,centered]

As tendências da moda para o verão não estão apenas nos tecidos e roupas que se vê nas passarelas e revistas. Elas são levadas também para dentro de casa. Com a chegada do verão, novas opções de cores, materiais, texturas e acabamentos surgem para deixar a casa ou apartamento de praia ainda mais aconchegante e preparado para enfrentar a estação.

No verão 2011 o ponto alto fica para os tons frescos, calmos e brilhantes como, por exemplo, o amarelo canário, o verde limão e o dourado que também está de volta com força total. “Os apartamentos ou casas de verão têm que aliar a funcionalidade com a sofisticação. As pessoas normalmente passam um período curto nesses imóveis e vão para descansar. Então, a ideia é não ter muito trabalho”, explica a arquiteta da construtora FG Empreendimentos, Vanessa Schmidt, de Balneário Camboriú (SC).

Na hora de decorar, é necessário estar atento para as características diferentes da cidade e da praia. Na praia, os acabamentos costumam ser mais práticos, como o porcelanato, que tem valor estético aliado à facilidade de limpeza e manutenção. Quanto aos tecidos, as sugestões de Vanessa são o linho e voil, que remetem ao frescor e à leveza. Para os móveis, a fibra natural em alguns detalhes ainda está em alta. E a utilização de espelhos deixa o ambiente ainda mais luxuoso. “Geralmente os apartamentos de praia não são tão grandes e os espelhos passam uma sensação de amplitude e requinte”.

Vanessa também lembra um item importante na hora de decorar o imóvel de veraneio: o aproveitamento da luminosidade natural e um trabalho mais elaborado com a luz artificial. “No apartamento ou na casa de praia, as pessoas usufruem do imóvel de forma diferente, os encontros noturnos se prolongam por mais tempo, assim como as refeições são mais longas, por isso costumamos utilizar iluminação cênica que cria efeitos e sensações distintas para diferentes usos”, completa.

O papel de parede é outra sugestão da arquiteta para “levantar” a decoração do apartamento da praia. “É fácil de limpar e cria um efeito bastante diferenciado, principalmente para ambientes pequenos”, aponta Vanessa.

A busca pela praticidade acompanha até as roupas de cama. “Na decoração da praia, não costumo usar colchas e almofadas nas camas. Já que a ideia é a praticidade, aproveito o próprio edredon, que recebe uma capa diferente para dar um ar de colcha, e os travesseiros com fronhas diferenciadas fazem a função das almofadas”, ensina.

Construção também demanda cuidados especiais

Não é apenas a decoração que demanda atenção especial na praia, para seguir as tendências do verão e as dicas para organizar um ambiente mais fresco, prático e confortável. A própria construção tem seus diferenciais. Existe mais cuidado nos acabamentos, por exemplo, principalmente com materiais de fixação. O uso de parafusos de inox evita a corrosão pela maresia. Corrimãos também devem ser de inox ou alumínio e uma boa opção de esquadrias são as de PVC.

“Na parte externa, os prédios devem ser pastilhados em vez de pintados. Esse acabamento é mais fácil de limpar”, afirma o gerente de Engenharia da FG Empreendimentos, Rogério Sade Bark. Além disso, é necessário prestar atenção na vida útil de equipamentos externos como portões elétricos e motores, que é encurtada na praia em razão da maresia. “Na hora de comprar esses equipamentos, deve-se optar por produtos com blindagem”, sugere o engenheiro.

Sobre a FG

Mais de duas décadas de experiência e um olhar apaixonado por detalhes fazem parte da história da FG Empreendimentos. Descendente da parceria com a Procave Incorporações Imobiliárias, de 1986 a 2003, a FG Empreendimentos elegeu Balneário Camboriú, um dos melhores destinos turísticos do Brasil, como palco para suas obras. A empresa eleva o conceito de viver com sofisticação e investir com qualidade.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: