Dia Nacional de Combate ao Fumo traz o tema “Esporte sem cigarro”

Com o intuito de mobilizar a população sobre os riscos do cigarro, no dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi instituída em 1986 pela lei nº. 7488. Neste ano o Hospital Dia do Pulmão (HDP) destaca, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tema Esporte sem cigarro com a campanha #MostreAtitude.

Segundo o portal do INCA, o tema foi definido para aproveitar o momento em que a população brasileira está voltada para o esporte devido aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, e assim, potencializar o alcance de três objetivos principais. São eles:

  • Prevenção da iniciação – o esporte pode manter os jovens longe do tabaco pela preocupação em manter a boa saúde e por favorecer a socialização;
  • Apoio à cessação – a prática de atividade física é um aliado importante no processo da cessação do tabagismo;
  • Promoção de ambientes livres de fumaça do tabaco – disseminar a ideia de incoerência do uso de tabaco em locais utilizados para prática de esportes, assim como reforçar a implementação da legislação Nacional sobre ambientes livres de fumo (Lei12.547/11).

Na próxima semana, o Hospital irá expor uma série de fotografias, acompanhada por distribuição de folders e pela Smoken Sue – a boneca que fuma e que já participa há alguns anos das campanhas do Hospital. “Devemos aproveitar datas como o Dia Nacional de Combate ao Fumo e realizar ações como esta, que contribuem para orientar e destacar a importância de uma conscientização em cultivar uma vida saudável sem o uso do cigarro”, frisa o pneumologista, Mauro Kreibich.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),  o tabagismo é responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, 85% das mortes por doença pulmonar crônica, 30% das mortes por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago e outros), 25% de óbitos por doença coronariana e 25% das mortes por doenças cerebrovasculares.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: