Distanciamento social, sim. Silenciar, jamais!

O mundo enfrenta uma das maiores crises de saúde já vistas, com impactos também na economia mundial. Neste momento de distanciamento social, é hora de “entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente valor e satisfação”, como já bem descreveram Kotler e Armstrong, ao abordar o conceito de marketing moderno.

 

É preciso muito mais do que atender necessidades. É fundamental considerar a situação e as condições atuais e agir, dentro das possibilidades de cada negócio, de forma a trazer benefícios aos clientes.

 

Avalie o que sua empresa pode fazer hoje para minimizar problemas que seus clientes estejam enfrentando e criar valor para eles. Não se trata de querer unicamente agir para realizar vendas e fazer negócios. Eles serão uma consequência natural quando a economia começar a se restabelecer.

 

Neste período de distanciamento social, é hora de se relacionar com o seu cliente, ouvi-lo, ajudá-lo. Neste sentido, a comunicação é essencial em um período de crise. É ela que irá apoiar as ações de relacionamento necessárias, sejam com seus funcionários, clientes ou formadores de opinião, como jornalistas e influenciadores digitais.

 

A comunicação dará voz e ouvidos ao seu negócio. Por isso, esteja presente, perto de seu público, por meio dos veículos de comunicação já existentes. Pondere criar novos canais também, se necessário. É importante identificar onde o seu público está se informando: rádio, TV, internet, redes sociais, portais de notícias, mensagens por celular. É fundamental que sejam traçadas estratégias rápidas e assertivas para atingir o público com informações pertinentes.

 

Ao reforçar a comunicação da empresa, lembre-se também de ajustar o tom de voz da marca para que seja mais compreensivo, humano, próximo. Torne-se disponível e incentive as melhores atitudes das pessoas em todos os pontos de contato com a marca. Transforme esse momento em algo mais positivo, aproveitando para desenvolver relacionamentos de longo prazo. Todos estamos juntos nesse barco e a agressividade que antes estava tomando conta do mercado deve dar espaço para mais suavidade e tranquilidade.

 

Experimente novos formatos. Como sua marca pode oferecer experiências interativas que gerem sensações positivas? Campeonatos virtuais, aulas, demonstrações online, troca de experiências. Há um universo de possibilidades a explorar. O limite é a imaginação.

 

Mantenha seu site e suas redes sociais atualizadas, estabeleça uma comunicação periódica com sua equipe e com os clientes. É preciso mostrar que a empresa continua viva e atuante, lutando contra os desafios do momento e se planejando para o futuro.

 

Mantenha também a imprensa informada sobre suas ações, conte sobre como está enfrentando as adversidades e buscando novos caminhos. A assessoria de imprensa pode lhe apoiar nesse processo.

 

Deixe sua marca ser sincera e transparente, esse é o melhor caminho para a comunicação em um momento de crise, pois dissipa rumores, esclarece dúvidas e fortalece a sua imagem.

 

Conte conosco! E se quiser saber mais sobre como as marcas podem reagir nessa situação, com o apoio da comunicação, assista nossa live no YouTube https://bit.ly/2WIho1p e baixe nosso material sobre o assunto https://bit.ly/3ds8A5F

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

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