E-commerce para pequenos negócios

Micro e pequenas empresas representam 18% do faturamento do e-commerce no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Brasil deve atingir quase R$ 40 bilhões na movimentação de e-commerce este ano. Um crescimento de 27% em relação a 2013, que fechou em R$ 31,11 bilhões. Os números são tão impressionantes quanto o ingresso de novos consumidores: 5,06 milhões apenas no primeiro semestre deste ano, segundo dados da E-bit, empresa que acompanha há 14 anos a evolução do varejo digital brasileiro.

Segundo a revista Forbes, 72% dos jovens adultos buscam e compram online antes de procurar a loja física de um estabelecimento. Mais que uma tendência, o novo comportamento dos consumidores fez com que praticamente todas as grandes lojas do Brasil e do mundo apostassem em e-commerce. Mas, por ser um espaço democrático e com grandes oportunidades, a internet também proporciona às micro e pequenas empresas a possibilidade de ampliar o alcance de seus produtos e serviços, que hoje representam 18% do faturamento, de acordo com a ABComm.

Em comparação às lojas físicas – onde localização, estrutura, concorrentes e recursos humanos devem ser cuidadosamente estudados – o varejo virtual pode alcançar um público diverso, pois possibilita aos clientes que não possuem tempo ou até mesmo morem longe encontrar o produto que desejam. O e-commerce tornou-se imprescindível para o fortalecimento das marcas e o crescimento das empresas, mas para sua implantação deve-se levar em conta diversos fatores.

Segundo André Luiz de Freitas, especialista em Comunicação e Marketing e diretor-geral da Haai Comunicação e Marketing, “as empresas devem estar bem preparadas para o e-commerce, devem ofertar os produtos a um preço competitivo, divulgar em vários canais onde encontrará seu público-alvo, estar bem preparadas quanto à forma de pagamento e logística, e, principalmente, investir no relacionamento pós venda com clientes e em ações para fidelizá-los”.

Escolher uma plataforma eficiente também é essencial para o sucesso das vendas. Afinal, o site precisa atender às necessidades da loja – hospedagem, suporte, manutenção e atendimento – e também a dos clientes, principalmente pela funcionalidade e segurança. Mas isso não é tudo, um e-commerce de sucesso vai muito além da criação de um site perfeito, é preciso saber vendê-lo.

Presença mais abrangente

Implantada há um ano, a loja virtual da CenterSound, empresa do ramo de som e acessórios automotivos de Blumenau (SC), é um exemplo de como o e-commerce altera a lógica empresarial. A loja atende hoje qualquer consumidor do país através da plataforma implantada pela Haai Comunicação e Marketing.

Desde a criação, a loja online rende uma média mensal de 3.200 acessos de todo o Brasil e cada pedido tem valor médio de R$ 710, resultado das ações desenvolvidas pela Haai: e-mail marketing, redes sociais, marketing de conteúdo e marketing digital. O investimento transformou o negócio local em uma ágil e competitiva loja de alcance nacional.

De acordo com o diretor da Haai, pequenas e médias empresas também devem apostar em um e-commerce, principalmente pelo investimento inicial. “A principal vantagem é o investimento inicial das lojas virtuais, muito menor em relação às que necessitam de um espaço físico. Assim é possível utilizar a economia para aprimorar o serviço e o atendimento, atraindo o cliente para uma loja aberta 24 horas por dia”, conta.

O espaço mais democrático e menos burocrático da internet também proporciona ótimas oportunidades de vendas. Com preços competitivos, agilidade no atendimento e confiabilidade, um comércio eletrônico pode tornar-se referência no mercado. “O mercado virtual iguala as oportunidades entre pequenas, médias e grandes empresas e permite melhor mensuração e gerenciamento das informações sobre o mercado consumidor”, complementa Freitas sobre as vantagens do e-commerce.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

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