Economia de água e auxílio no acabamento do concreto

Agentes de cura são alguns dos produtos mais utilizados na construção civil, pois evitam a formação de fissuras e contribuem para o meio ambiente.

Na indústria da construção civil, o concreto cumpre papel fundamental. Presente em grande parte das obras, o material, formado por misturas entre cimento e agregados – como areia, pedra, água e aditivos – já conquistou o mercado e por isso vem ganhando novas tecnologias de usabilidade e produtos que melhorem a funcionalidade, onde destacam-se os agentes de cura.

Atualmente, o uso do concreto vai desde a sustentação de uma estrutura até mesmo como acabamento aparente, por ser versátil e resistente. Porém, para que o material tenha uma cura (processo de secagem) perfeita, sem formação de fissuras, é necessário hidratá-lo constantemente nos sete primeiros dias da obra. É nesse processo construtivo considerado fundamental que entra a função dos agentes de cura.

De acordo com Fábio Pires, diretor da Camargo Química, empresa que desenvolve produtos químicos para a indústria da construção, os agentes de cura são responsáveis por evitar a evaporação da água de amassamento e, assim, proporcionar a cura do concreto com alta umidade, aumentando a durabilidade e reduzindo a formação de fissuras por secagem e retração.

Segundo Pires, os agentes de cura são as alternativas mais simples e econômicas para garantir o bom acabamento do concreto, por isso é que são produtos importantes no mercado da construção. “Além das funções cumpridas na obra, outros dois benefícios se destacam: a economia de água e, consequentemente, a contribuição ao meio ambiente. Por exemplo, para um prédio de 10 pavimentos que utiliza o concreto na estrutura é possível reduzir aproximadamente 50 mil litros de água através do uso de um agente de cura”, explica.

Aplicação

Normalmente os produtos de cura devem ser aplicados sobre a superfície do concreto fresco, logo após o desaparecimento da água de exsudação, que ocorre entre ½ e 2 horas depois do concreto alisado, para formar uma película uniforme e flexível, que irá demarcar a área e funcionar como repulsor de raios solares, evitando a evaporação brusca da água e, consequentemente, a formação de rugas ou lacunas.

Curamix

Na Camargo Química – que possui sede em Santa Catarina e atua em todo o Brasil –, entre as diversas opções de produtos químicos que auxiliam as funcionalidades de estruturas da construção civil, um dos mais comercializados é o Curamix, agente de cura que age na correta hidratação das partículas de cimento e recomendado para uso em concretos com grande área superficial exposta, pavimentos, pisos e lajes de concreto e pré-fabricados curados a vapor. “Sabemos da importância do agente de cura na indústria, por isso investimos em produtos dessa linha, que cumprem as funções importantes, como a perfeita cura do concreto e a economia de água”, destaca Pires.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: