Economia para não faltar nunca

A expectativa de vida dos brasileiros está próxima dos 75 anos, segundo dados do IBGE. São cerca de 17 anos a mais do que a idade média de aposentadoria, aos 58 anos. Na previdência social, o salário máximo hoje é pouco mais de R$ 5 mil.

Quem contribuiu a vida inteira para receber o teto do INSS, é provável que veja o padrão de vida cair ao depender apenas da previdência social na velhice. Por isso, é preciso se planejar desde cedo para uma aposentadoria segura e tranquila. Segundo o professor da FGV e palestrante nas áreas de Finanças, Governança e Gestão, Andriei José Beber, o ideal é que se economize, no mínimo, 20% dos rendimentos a vida inteira, destinando essa “poupança” para quando chegar a hora de encerrar o trabalho. “Caso esse montante não seja possível em alguns períodos, com os filhos todos na faculdade, por exemplo, recomenda-se guardar pelo menos 10% ao mês para esse fundo de aposentadoria, porém não esquecendo de compensar nos períodos seguintes”, aponta.

Para conseguir atingir esse objetivo, a pessoa não vai necessariamente se privar de muito, basta organizar o orçamento doméstico e se planejar. “Por exemplo: é preciso jantar fora toda sexta-feira? Não é possível celebrar a chegada do fim de semana como uma pizza em casa? Com certeza, você economizará um pouco com cada pequena ação. No final do mês, verá a diferença”, sugere Beber. Outra dica valiosa do professor para o sucesso desse processo: envolva a família inteira neste projeto de longo prazo; faça-os entender que a economia para o futuro trará bons resultados a todos. Evite o desperdício. Coloque no papel quais são todas as suas despesas e da casa e veja onde é possível economizar.

 

Sobre Andriei Beber

Andriei José Beber é Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.  Foi professor e pesquisador da UFRGS, integra o corpo docente da Universidade do Vale do Itajaí, onde coordena a pós-graduação.  Pesquisador e coordenador do CEMIC – Centro de Estudos de Manutenção da Infraestrutura Civil, atua em consultorias na área de gerenciamento, manutenção e reabilitação de infraestrutura.  Também é professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV Management e palestrante nas áreas de Finanças, Governança e Gestão.

 

accountant-1238598_960_720

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: