Em 2018, Programa Novos Caminhos proporciona educação profissional a 29 jovens em situação de acolhimento no Vale do Itajaí

Fiesc, Fecomércio e mais quatro organizações participam do projeto.

O Programa Novos Caminhos, que tem o objetivo de inserir no mundo do trabalho jovens e adolescentes que estão em serviços de acolhimento, atenderá 29 participantes no Vale do Itajaí, em 2018. São órfãos ou vítimas de violência ou de abandono e que estão sob a tutela do Estado. Eles participaram da aula inaugural do Programa neste ano, nesta quinta (26), na unidade do SENAC em Blumenau. A inciativa é resultado de parceria entre a Federação das Indústrias (FIESC), Tribunal de Justiça (TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (PMSC) e Federação do Comércio, Serviço e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 800 adolescentes já foram atendidos em todo o Estado.

“Esse projeto é muito importante, além de qualificar, mostra a todos esses jovens que eles têm espaço na sociedade e voz para ocupá-lo” afirmou o vice-presidente, regional da FIESC, Ronaldo Baumgarten Júnior, que participou da aula inaugural, juntamente com a diretora do SESI na região, Dalila Carvalho, além de gestores das instituições de acolhimento. “Dificuldades podem surgir durante o processo, mas eles não poderão desistir, é importante que mantenham o fôlego até o fim. Com acesso à qualificação, dentro das melhores instituições do Estado, as portas da indústria, com certeza, estarão abertas para todos”, acrescentou Baumgarten.

A parceria entre as seis entidades tem como finalidade qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos, visando à preparação para a vida autônoma. O programa também abrange os egressos (até um ano do seu desligamento) dos referidos serviços. Outro propósito do programa é ampliar e fortalecer as redes de apoio do adolescente, visando possibilitar a construção de vínculos de afeto e referencial de vida.

Aos adolescentes são oferecidos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares visando a sua formação e qualificação, sendo posteriormente encaminhados ao mundo do trabalho. A formação profissional é oferecida pela FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e pela Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

 

Sobre o programa Novos Caminhos

Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática – word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões. Os jovens terão também formação em economia pessoal, oferecida em parceria com a Junior Achviement.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: