Em período de home office, como manter a saúde mental em dia?

Neurocirurgiã explica como manter a mente ocupada e a qualidade de vida  mesmo em casa

Nas últimas semanas, o Brasil está enfrentando a pandemia do novo Coronavírus. Para evitar que o vírus se propague ainda mais, o país adotou o regime de quarentena e diversas empresas adotaram o regime de trabalho home office.

O isolamento social, porém, pode ser um problema para algumas pessoas, que tendem a se sentir sozinhas e isoladas trabalhando de casa. A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC), explica que neste momento não estamos enfrentando apenas uma crise econômica, mas também um período de problemas de saúde mental.

“Existem pessoas que não vivem bem sozinhas, por isso, neste momento é importante adotar e seguir alguns hábitos que podem melhorar a saúde mental e a qualidade de vida mesmo em casa”, explica.

A especialista listou algumas dicas para melhorar o tempo em casa:

Evite o bombardeio de informações – é importante saber o que está acontecendo, porém, estabeleça um tempo, separe alguns minutos do dia para isso, mas não mantenha o foco somente em notícias ruins.

Estabeleça uma rotina – defina um horário para acordar e iniciar suas atividades, assim como tambémé importante saber a hora de parar. “Não é porque está em casa que se deve ficar apenas trabalhando, estabeleça pausas durante o dia e um horário para descansar”, diz Danielle.

Alimentação correta – a alimentação é algo que deve ser levado em consideração quando falamos em saúde mental. Alguns alimentos nos deixam mais ativos, outros não, então, é importante encontrar um equilíbrio, para que a alimentação seja sua aliada neste momento. Deixe os industrializados de lado e dê preferência a alimentos naturais e mais saudáveis. Quem sabe essa não é uma oportunidade para começar a caprichar mais na qualidade das suas refeições? Cozinhar também pode ser uma ótima terapia.

Exercícios físicos– há diversas empresas que disponibilizaram atividades físicas para serem realizadas em casa, tire um tempo para praticar e cuidar do seu corpo.

Higiene da mente –separe um tempo para cuidar do seu cérebro e pensamentos. Pode ser através de uma leitura de lazer, um momento de meditação ou até mesmo contemplar a natureza pela janela de casa.

Mantenha-se perto – hoje a tecnologia é nossa aliada, faça ligações de vídeo com sua família, amigos e colegas de trabalho, se mantenha perto das pessoas que gosta.

“Seguindo algumas destas dicas, certamente o período em casa se tornará algo mais leve. Temos que lembrar que este período é passageiro e que, logo, estaremos em nossas rotinas novamente. Portanto, aproveite o tempo em casa, curta quem está com você, faça algo novo, organize as coisas, aproveite o seu momento”, orienta a especialista.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: