Empreendedorismo feminino: irmãs blumenauenses transformam paixão pela Oktoberfest em negócio

Com peças exclusivas, a marca que vem duplicando as vendas desde 2012, hoje conta com uma loja temporária no Shopping Park Europeu.

A Oktoberfest Blumenau encanta a todos com sua cultura germânica, música, tradição, gastronomia e, claro, o chope para comemorar. Para deixar a festa ainda mais divertida, os trajes típicos e acessórios germânicos, como chapéus e canecas, também fazem sucesso e são muito requisitados em Blumenau, mesmo antes da festa começar.

 

Foi vivendo essa paixão pelo clima da Oktoberfest, que nasceu um exemplo de empreendedorismo feminino pelas mãos das irmãs Emanuella e Fernanda Fuck, que criam trajes germânicos exclusivos para Oktoberfest, pelo oitavo ano consecutivo na cidade.

 

Apaixonadas por moda e pela cultura alemã, no ano de 2012 uma das irmãs, a Manu, recebeu um pedido de uma amiga para fazer um vestido típico para usar na festa. Sem motivos para dizer não, ela o produziu. Com o sucesso da peça, criou uma página no Facebook para divulgação e também para novos pedidos sob encomenda. “No mesmo ano, apareceram diversas encomendas e intercalando com o meu trabalho, eu virava noites e finais de semanas produzindo os famosos trajes alemães”, conta Emanuella Fuck.

 

“Em 2013, comecei a produzir alguns trajes e coloquei para venda como consignação em uma loja familiar no Shopping Park Europeu. Tudo que foi produzido, foi vendido, e assim aconteceu também nos anos seguintes”, relembra Emanuella. Até 2016, todos os trajes foram produzidos apenas por Manu com o auxílio de Fernanda, sem ajuda de confecções. “Desde 2012, as vendas duplicaram e, somente no ano passado, vendemos mais de 400 trajes, motivo de muito orgulho para nós e, isso me dá certeza de que estamos fazendo a coisa certa, o que realmente amamos”, conta.

 

Com o aumento das vendas, desde 2017, a Loja Fridas conta com uma loja temporária nos meses de setembro e outubro no Shopping Park Europeu com dois funcionários dedicados apenas para as vendas, quatro pessoas para desenvolver e produzir os trajes e uma facção terceirizada para auxiliar na produção. Nos outros meses do ano é possível encomendar peças por meio das redes sociais.

 

O superintendente do Shopping Park Europeu, Levi Muniz, explica que as lojas temporárias no empreendimento são de grande procura e sempre bem-vindas. “No decorrer do ano existem diversos eventos na cidade, com isso muitos empreendedores optam por apresentar e vender sua marca em espaços com maior circulação de pessoa, como os shoppings centers. A Loja Fridas está sempre presente no Park Europeu em época de Oktoberfest. Um exemplo de empreendimento de sucesso e qualidade”, conta.

 

Emanuella destaca que cada traje é especial para elas. “Tudo é feito com muito carinho, amor e dedicação, prezando sempre a qualidade, preço justo, beleza e exclusividade dos produtos. A Loja Fridas é a prova de que sonhos se tornam realidade quando acreditamos e fizemos com amor”, finaliza.

 

O que vestir na Oktoberfest 2019

 

O traje típico é a roupa oficial da Oktoberfest e, se completo e de acordo com alguns requisitos, dá o benefício da meia entrada. Confira abaixo as dicas que as irmãs Emanuella e Fernanda Fuck separaram sobre o que a Frida e o Fritz precisam vestir na festa:

 

O que a Frida pode vestir?

  • Acessórios: Tiara florida, chapéu, bolsa, lenço e avental são de uso opcional, quando utilizados devem ser em modelos típicos germânicos;
  • Sapatos: Social, sapatilha e botina, ambos fechados, podem ser em preto, marrom, cinza ou caramelo. O cadarço, se usado, também precisa ser do tom do calçado;
  • Vestido: Os vestidos ou saias típicas podem ter detalhes em renda ou bordado, longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima;
  • Lederhose: Originalmente masculino, o traje pode ser usado por mulheres com comprimento variável e tolerância até a metade da coxa. Pode ser em couro ou em outros tecidos;
  • Meias: Opcionais, mas quando usadas devem estar na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídas por polainas alemãs na altura da panturrilha.
  • Blusa: Mangas longas ou curtas, sem deixar o ventre à mostra, com cores que devem combinar com o traje. O colete é opcional, mas se usado deve ser germânico e estar em harmonia com o vestido.

 

O que o Fritz pode vestir?

  • Chapéu, suspensório e coletes: São opcionais, mas quando utilizados deve ser típicos germânico;
  • Camisa: Pode ter a manga curta ou comprida, com colarinho, e as cores são opcionais, sempre em harmonia com o traje;
  • Sapatos: Social, botina, bota e sapatênis, ambos fechados em preto, marrom, cinza e caramelo. O cadarço, quando utilizado, precisa ser do mesmo tom do calçado.
  • Meias: São obrigatórias, até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídas por polainas alemãs, que são canos de meias em tricô, na altura da panturrilha.
  • Calça e bermuda: Os trajes alemães possuem calças longas ou até a altura do joelho ou um palmo acima. O traje Lederhose, originalmente em couro, pode ser em outros tecidos.

 

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: