Empresa blumenauense cria software inédito no mercado

Em parceria com o Instituto Gene, a ID Brasil está desenvolvendo o QK Gestão de Resíduos, que atende a legislação de gerenciamento de resíduos sólidos.

No mercado desde 2007, a empresa ID Brasil atua na área de desenvolvimento de sistemas, websites, e-commerce e desenvolvimento para o mercado web de forma geral. O sócio Jaison Rafael Mello conta que após elaborarem uma análise de mercado em parceria com a empresa QualyKey, perceberam que ainda não havia nada específico em relação à gestão de resíduos sólidos. “Existem algumas ferramentas voltadas ao tema, porém, nenhuma que atenda a legislação vigente de forma completa. O objetivo do software que estamos desenvolvendo é possibilitar às empresas atuar em conformidade com a legislação referente ao licenciamento ambiental”, explica Mello.

A ID Brasil buscou a parceria com o Instituto Gene para tornar o projeto possível e atualmente está incubada na entidade, explica a sócia Pâmela Taís Griebner.

O QK Gestão de Resíduo é disponibilizado em ambiente web, atendendo grande parte do mercado, concentrando cadastros de fornecedores, insumos, produtos e resíduos. O software tem a finalidade de possibilitar o gerenciamento da movimentação de resíduos sólidos industriais, atendendo a Lei 10.165/2000 que instituiu a obrigatoriedade do Cadastro Técnico Federal do Ibama e o respectivo envio anual do relatório de atividades poluidoras.

Segundo Mello, o sistema permite o gerenciamento do licenciamento ambiental dos fornecedores de transporte e destinação final de resíduos, dos manifestos de cargas e demais documentos das movimentações periódicas dos resíduos, emitindo o relatório anual com as principais exigências da legislação. “O nosso público-alvo são as empresas e indústrias que tenham a necessidade de obter o licenciamento ambiental, como as do segmento de metal mecânica, têxteis e reciclagem de dejetos”, relata.

De acordo com os sócios, o sistema é de fácil navegabilidade e grande portabilidade, possibilitando integrar-se a outros sistemas de gestão (ERP- Enterprise Resource Planning) utilizando os mais diversos formatos de importação. “O software ainda é um protótipo, porém acreditamos que estará pronto para ir ao mercado em cerca de quatro meses. O apoio do Instituto Gene tem sido fundamental para o desenvolvimento do QK Gestão de Resíduos, nos fornecendo as ferramentas necessárias para colocar o projeto em prática”, explica Jaison.

Saiba mais sobre o software acessando www.qkgestaoderesiduos.com.br

O Instituto

O Instituto Gene, localizado em Blumenau (SC), é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento multissetorial por meio do estímulo e suporte à inovação e ao empreendedorismo.
Com dez anos marcados por projetos de sucesso, a incubadora se consolidou dentro da estrutura acadêmica e também no mercado, gerando novas empresas capazes de contribuir para o aumento da competitividade de empresas já estabelecidas por meio de suas tecnologias inovadoras.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: