Empresa participa de feira gráfica com foco no desenvolvimento regional

Além de expor lançamentos, a Baumgarten Gráfica aposta em desenvolvimento do Vale do Itajaí, por meio da participação em feiras como a Pack, Print & Sign, na cidade de Blumenau

Blumenau, localizada no coração do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é palco de mais um evento voltado para o mercado nacional. Entre os dias 8 e 11 de novembro, o município recebe a 2ª Pack, Print & Sign – Feira da Indústria de Embalagem, Gráfica e Comunicação. Na mesma cidade, está localizada a Baumgarten Gráfica, que participa desta edição e se destaca entre as empresas expositoras por ser considerada uma das principais indústrias do segmento na América Latina. O presidente da organização, Ronaldo Baumgarten Jr., explica a importância de estar presente em um encontro como este. “Apesar da fácil localização e da oportunidade de expor nossos produtos, nosso objetivo é ainda maior: queremos auxiliar no desenvolvimento da cidade e da economia da região, por meio do fortalecimento de feiras setoriais e das indústrias locais. Mais do que benefícios para a Baumgarten, queremos contribuir para o crescimento sustentável de Blumenau”, diz.

Fidelização da marca e produtos

O gestor acredita no potencial da feira para a fidelização da marca Baumgarten, ampliação da participação na região Sul e a oportunidade de realizar uma ampla divulgação do portfólio voltado a diversos segmentos de indústria: cosméticos, alimentos, bebidas, têxtil, e vários outros. A empresa leva à feira novidades com o foco no mercado alimentício, são elas: “bandeja sem cartucho”, que dispensa o uso de caixa e, dessa forma, promove a diminuição do impacto ambiental da embalagem; “tampa com picote” para bandejas, tornando mais fácil e segura a abertura da bandeja com o alimento quente; e “bandeja com divisória”, que permite acondicionar diferentes alimentos sólidos na mesma embalagem.
Além destes produtos, a empresa expõe outros lançamentos, elaborados em parceria com a Avery Dennison, líder mundial em tecnologia de adesivo. São três: Shrink PS, rótulo autoadesivo impresso em filme termoencolhível, que pode ser aplicado diretamente em sacos encolhíveis ou em alimentos como embutidos e defumados; Roll Fed Shrink, nova versão de decoração, similar aos rótulos termoencolhíveis e wrap around, com maior eficiência operacional e visual; e rótulos transparentes, que permitem a melhor visualização dos alimentos através dos frascos, potencializando o efeito positivo sobre os consumidores.

Sustentabilidade

Uma das importantes estratégias apresentadas durante a feira pela Baumgarten são as novas políticas voltadas para o eco-design, o desenvolvimento de uma cadeia de valor sustentável e cíclica, a preservação do meio ambiente e o bem-estar dos colaboradores e comunidade. Com a revisão do planejamento estratégico em 2010, a Baumgarten definiu nova missão, visão e valores corporativos, nos quais a sustentabilidade é considerada um dos pontos importantes em sua atuação. A empresa criou o Comitê Interno de Sustentabilidade, que deu origem ao VIVA, programa de sustentabilidade da empresa que está desenvolvendo um trabalho estruturado, consistente e focado em resultados. No início de 2012 a Baumgarten emitirá seu primeiro relatório de sustentabilidade utilizando a metodologia do GRI (Global Reporting Initiative). Além disto a empresa está participando do projeto REEF, em parceria com o SENAI e a Universidade de Stuttgart, desenvolvendo projetos de eficiência energética e otimização de recursos.

Outro ponto importante no quesito sustentabilidade foi o projeto arquitetônico do novo parque gráfico, totalmente pensado para reduzir demandas energéticas; propõe volumes horizontais para as edificações industriais e compartilhamento de serviços e utilidades de apoio. Com o emprego das mais modernas técnicas, o novo parque gráfico conta com a coleta e reuso de águas pluviais, sistemas para gestão de água, energia e resíduos, iluminação natural, minimização de entradas de energia térmica para ampliação de conforto, entre outras. Outro sistema é responsável pela captação e armazenagem de efluentes e os líquidos são recolhidos para tratamento e reciclagem por empresas especializadas.

Além destas ações, a Baumgarten atua com o foco no cliente e buscando sempre acompanhar as tecnologias mais recentes. “É dessa maneira que garantimos nossa competitividade e relevância no mercado. Além disto, focamos a manutenção de nosso alto padrão de serviço, agilidade, plena competitividade, crescimento constante e acelerado”, aponta Baumgarten Jr.

Sobre a Baumgarten

A Baumgarten Gráfica é uma das maiores, mais completas e modernas indústrias gráficas da América Latina. Com 130 anos, cerca de 350 funcionários e maquinário de alta tecnologia, oferece soluções em rótulos, autoadesivos, in-mould, termoencolhíveis, roll labels, tags, etiquetas estampadas em tecido, cartelas blister, além de bandejas termoformadas em cartão.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: