Engenheiro acredita que construções em madeira chegaram na hora certa ao Brasil

Este é o momento em que a indústria brasileira está preparada para construir prédios de madeira no país, diz especialista

Com a migração cada vez maior de pessoas para os grandes centros das cidades, é necessário que novas formas de construção sejam exploradas, garantindo rapidez, sustentabilidade e segurança. Atendendo a estas demandas, as construções em madeira estão ganhando destaque, pois utilizam menos concreto, são sustentáveis e construídas com rapidez.

Se comparado a outros países, as construções em madeira demoraram para chegar ao Brasil, porém, o engenheiro civil,  vencedor de dois prêmios talento estrutural pela ABECE-GERDAU, Alan Dias, ressalta que elas chegaram na hora certa.

“Somos um país com pouca cultura de construção em madeira historicamente. Só que agora nossa indústria está preparada para a construção deste prédios. Já temos uma fábrica de CLT (Cross Laminated Timber), madeira laminada colada, que utiliza madeira plantada no Brasil. Isto significa que é produzida com madeira de árvores já climatizadas para o nosso país”, explica.

Dias conta que, no Brasil, está em construção em São Caetano do Sul (SP), uma cobertura circular de madeira laminada colada de quase 500 m2. “A construção está sendo feita em uma escola pública da região. Obras como esta nos dão novas oportunidades e nos ajudam a  disseminar a cultura das construções em madeira no país”, conta.

 

Construção

Dentre as técnicas utilizadas, estão as madeiras engenheiradas, o que chamamos de GLULAM (Madeira Laminada Colada) ou MLC, é feita de lâminas de madeira coladas em cima das outras para formar peças que servem para vigas e pilares. Temos também o CLT, que são lâminas coladas ortogonalmente umas às outras formando grandes painéis estruturais, que servem como lajes e paredes”, explica o engenheiro.

Para que uma construção em madeira tenha segurança e qualidade, a escolha do adesivo é um fator de extrema importância. Já que é ele que permite que a madeira possa atuar de forma determinante na construção civil.

Jair Grossl, presidente da Grossl, empresa do segmento de adesivos e abrasivos para indústria madeireira e moveleira, explica que é fundamental utilizar um adesivo normatizado de alta resistência e tecnologia, já que é preciso alta precisão em todos os processos, pela necessidade de alta resistência. “Para obter qualidade na colagem, é necessário avaliar a o tipo de madeira que será utilizada, e preparar a madeira que vai ser colada, para garantir boa adesão”, explica o presidente.

Para este ano, o engenheiro finaliza com boas perspectivas. “A perspectiva pra esse ano é construir o primeiro prédio de madeira engenheirada 100% brasileira. Estamos iniciando as obras dentro de alguns meses e será um prédio de seis andares, residencial”, finaliza.

 

Vantagens da madeira na construção civil

Dias explica que as construções em madeira garantem agilidade e leveza na construção. “Não há geração de resíduos, as obras podem ser 100% pré-fabricadas, há menos trabalhadores nas obras, as montagens são silenciosas, as peças são de fácil acabamento e, como bônus, ainda estamos trabalhando com um material 100% sustentável”, ressalta.

Para o engenheiro, os projetos precisam seguir o princípio da segurança, desde o início. “Acho importante trabalhar com uma equipe já formada, ou seja, onde todos que estejam envolvidos já tenham trabalhado com este tipo de projeto, assim não se perde o conceito durante o processo e todos já sabem o que fazer. Dessa forma, seguindo as normativas vigentes a segurança está garantida. Principalmente na questão de dimensionamento estrutural, resistência à incêndio, detalhamentos eficazes para umidade, vibração e eficiência termo-acústica”, complementa o profissional.

Grossl, ressalta que as construções em madeira são um grande avanço no que diz respeito à construção, e acredita que este será o futuro das grandes cidades.

 

 

Sobre a Grossl

A Grossl, indústria catarinense que também faz importação, gestão e distribuição de produtos e serviços técnicos de excelência, apresenta soluções com padrão internacional para indústria e varejo. Comercializa marcas como Franklin International, Titebond, Ekamant, Starcke, Horse e Dynabrade. Além disso, abrasivos,  adesivos, colas, selantes, discos de corte, desbaste, ferramentas pneumáticas, esponjas abrasivas e diversas outras ferramentas e acessórios estão disponíveis ao mercado brasileiro por meio de modernos canais de atendimento, amparados pela excelência da Grossl, que está há quatro décadas no mercado.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: