Especialista esclarece dúvidas sobre obrigatoriedade de vacinação para ingresso na rede municipal de ensino de Blumenau

Saiba quais são as vacinas obrigatórias e os benefícios da imunização.

A vacina é o meio mais eficaz para a defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, minimizando a ocorrência de doenças e infecções graves e fatais para a população em geral. O acesso às vacinas já proporcionoua redução da incidência e a taxa de mortalidade de doenças imunopreveníveis e infecto-contagiosas, como tétano, difteria, sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, febre amarela, dentre outras.

De acordo com a Gerente de Enfermagem do Hospital Dia do Pulmão, Tatiana Lunelli, a vacinação é necessária desde o nascimento até a terceira idade. A atualização do calendário de vacinação evita que o indivíduo contraia tais doenças ou transmita para outras pessoas não imunizadas.

“A maioria das doenças que podem ser prevenidas pela vacinação são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala próximo a outras pessoas”, afirma Tatiana.

Para garantir a imunização e evitar surtos e reaparecimento de doenças já erradicadas, a Prefeitura Municipal de Blumenau torna obrigatória a vacinação em dia para todas as crianças matriculadas em creches e escolas públicas municipais da cidade.

A medida oficializada pelo prefeito Mário Hildebrandt na última terça-feira, dia 7, por meio de Decreto nº. 11.869, prevê que pais e responsáveis que desejarem efetuar a matrícula ou rematrícula escolar da criança nas unidades da rede municipal de ensino (EBMs e CEIs) devem apresentar a Carteira de Vacinação do estudante ou um atestado de regularidade da situação vacinal no ato da matrícula. O documento pode ser emitido pelo AG ou pela ESF de referência, comprovando que todas as doses da criança estão em dia.

Consulta de vacinas obrigatórias:

As vacinas chamadas de obrigatórias são aquelas previstas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e que compõem os calendários básicos de vacinação para diferentes idades.

O Hospital Dia do Pulmão, localizado na Rua Engenheiro Paul Werner, 1141 – Itoupava Seca, Blumenau, dispõe de vacinas obrigatórias e complementares para crianças e adultos. Para consultar o calendário vacinal, basta acessar o site http://hospitaldopulmao.com.br/hp-vacinas e clicar na sessão “crianças e prematuros”. Para conferir todas as vacinas disponíveis no hospital, acesse a página “Vacinas Online”.

 

Sobre o Hospital

O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: