Espelhos são acessórios versáteis e ótimos aliados na decoração

Os espelhos podem ampliar e trazer brilhos aos ambientes, mas também têm seu aspecto decorativo. São sempre muito requisitados quando o assunto é um projeto de interiores. Geralmente aplicados em ambientes pequenos, onde se quer dar a sensação de ampliar um espaço, os espelhos também podem ser usados para revestir paredes e armários, onde o resultado será cheio de requinte e charme. A decoração é uma forma de expressar seu estilo próprio e inserir referências que irão valorizar o espaço. Com o uso desse acessório, ambientes pequenos ficam mais amplos e espaços escuros ficam mais leves.

O arquiteto Osvaldo Segundo, de Blumenau/SC, utiliza os espelhos nos seus projetos de arquitetura de interiores, nas mais variadas formas. Sua equipe, do escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, foi responsável, por exemplo, por toda a arquitetura de interiores de um apartamento da mesma cidade, com 116 m2, que teve seus espaços de convivência integrados com soluções que atendessem aos desejos dos moradores. Neste caso, a opção do arquiteto para criar um home office integrado ao living sem que ele ficasse exposto foi utilizar um painel de espelhos em uma porta de correr, possibilitando isolar a área quando necessário. A ilha da cozinha, também integrada, foi revestida com espelhos e passa uma sensação de “flutuar”. E a parede da sala de jantar também ganhou espelhos para dar mais amplitude ao ambiente.

Confira abaixo algumas dicas para utilizar os espelhos da melhor forma:

Entrada valorizada – O hall de entrada também é um dos espaços favoráveis para receber um espelho, por ganhar amplitude e mais iluminação.

Para os altos e os baixos – Ambientes com o pé direito alto são valorizados com espelhos verticais. Já em ambientes mais compridos e com o pé direito baixo, prefira espelhos horizontais.

Cuidado com a lâmpada – A sala de jantar é um dos espaços onde o espelho é mais utilizado, especialmente se houver um belo lustre para refletir. Mas, se a lâmpada do pendente ficar exposta, a reflexão pode incomodar os olhos.

Conforto no lar – Para deixar um ambiente grande mais aconchegante, uma dica é instalar o espelho bem no alto da parede, com a parte de cima levemente inclinada para a frente. Isso fará com que ele reflita mais o espaço do que posicionado a 90° graus do chão.

Iluminação natural – Se a sala recebe a luz da manhã ou do final da tarde, esses momentos podem ficar mais bonitos com um espelho posicionado na parede em frente à janela.

Na sala – Um dos usos do espelho na sala é para valorizar um objeto. Se você quer reproduzir a imagem de algo decorativo agradável ou até de um vaso de flores, posicione a superfície espelhada de modo que ela reflita essa imagem.

Aumentando o espaço – Uma decoração de sala pequena com espelhos é uma boa alternativa para agregar sofisticação e dar sensação de amplitude ao ambiente. Instale um espelho grande em um ponto que reflita a sala inteira. A sensação será de que o espaço tem o dobro do tamanho.

Acima do sofá – Posicionar a peça acima do sofá cria um visual moderno e fica como peça decorativa, principalmente se o modelo é mais detalhado. A ideia é que ao posicionar o espelho, ele não reflita a imagem da televisão, pois isso pode causar um certo desconforto para quem está assistindo a TV de outros pontos do sofá.

No banheiro e lavabo – Um banheiro com espelho redondo vai além da função de refletir a imagem e cria um ar mais retrô ao ambiente, mas que pode ser transformado em algo contemporâneo a depender do estilo do cômodo.

Quartos – Em quartos de casal pequenos, o acessório compõe muito bem o ambiente.

Corredor – Instalá-los nas paredes laterais ajuda a refletir a luz e ampliar o espaço. Já no fim do corredor, é excelente para passar a impressão de infinito.


Sobre Osvaldo Segundo
Osvaldo Segundo é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), pós-graduado em Planejamento Regional no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina (UNERJ), possui MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil pela FGV e curso Interior Design for Professionals no Instituto Marangoni de Milão-Itália.

Atuando na área desde 2000. Em 2010 consolidou o escritório de arquitetura Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, em Blumenau/SC, que conta com uma equipe de profissionais e parceiros para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos de edifícios, casas e arquitetura de interiores, seja residencial, comercial ou corporativo. A equipe de arquitetos busca propor soluções em projetos que atendam aos clientes com funcionalidade, viabilidade e apurado senso de estética.

espelho

espelhos1

espelhos2

espelhos3_

espelhos4

espelhos5

espelhos6_

espelhos7_

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: