Estudantes de SC disputam vagas para torneio mundial de educação profissional

Ser o melhor do mundo em suas profissões é uma possibilidade real para 40 catarinenses, entre os quais 30 estudantes do SENAI/SC, entidade da FIESC. A partir desta semana, eles disputarão vagas para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, que, em 2017, será realizado em Abu Dhabi, reunindo 1,2 mil competidores de 72 países. Os catarinenses competem em 26 ocupações industriais.

Este ano a competição foi descentralizada e as disputas das vagas ao torneio internacional ocorrem em diversas cidades do País, incluindo Joinville, Blumenau e Florianópolis. As primeiras provas serão realizadas de 4 a 8 de julho, em Joinville (construção de moldes), São Paulo (mecânica de automóveis) e Caxias do Sul (construção em alvenaria). Santa Catarina terá representantes em todas elas – Dionatan Brancher, de Joinville, em moldes; Lucas de Campos, de Blumenau, em alvenaria, e Eduardo Krauss, também de Blumenau, em mecânica de automóveis.

As seletivas prosseguirão nas cinco semanas subsequentes. Santa Catarina ainda sediará a disputa em tecnologia da moda, em Blumenau, de 25 a 29 de julho, em manutenção aeronáutica e administração de sistemas de rede, ambas em Florianópolis, de 8 a 12 de agosto, na última etapa das provas.

Nestas competições, os estudantes realizam atividades típicas de cada profissão. Pode ser, por exemplo, a instalação de um projeto elétrico residencial ou industrial, a confecção de uma peça mecânica, a construção de um software, o conserto de uma aeronave ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Os competidores são avaliados pela excelência do projeto ou produto final, capacidade de planejamento, bom aproveitamento de recursos e materiais e também por aspectos comportamentais, como o respeito às pessoas (demais competidores, avaliadores), ao meio ambiente, à legislação, etc. Vencem aqueles que alcançam índices internacionais de qualidade técnica ao executar as tarefas do dia a dia do trabalho em suas ocupações, o que comprova que estão entre os melhores profissionais do mundo e prontos para levar o Brasil ao pódio internacional.

O WorldSkills é o ponto alto de um ciclo que começa na etapa estadual. Os vencedores se classificam para a fase nacional, onde podem assegurar o passaporte para o torneio mundial.

O SENAI catarinense participa da WorldSkills desde 2003, quando os dois primeiros estudantes representaram a entidade, na competição realizada na cidade suíça de St Galle. Desde então, 20 catarinenses já participaram do evento, conquistando uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze, além de seis diplomas de excelência, entregues aos competidores que alcançam 500 dos 600 pontos possíveis.

O Brasil foi o vencedor na mais recente edição do evento, realizada em 2015, na capital paulista. Além dos estudantes do SENAI/SC, outros dez alunos do IFSC também disputam provas seletiva em oito ocupações.

Foto: Gisela Muller

dionatan_brancher_c

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: