Excelência operacional é o que diferencia as empresas no mercado

A excelência operacional é um conceito bastante difundido nas empresas, contudo é pouco visto na prática. Em momentos de crise, companhias que utilizam essa definição com eficácia têm mais chances de se destacar no mercado.  A filosofia, que reúne boas práticas com uma forte ênfase na melhoria contínua e com a intenção de ser o melhor, está presente no planejamento, visão, missão, objetivos estratégicos e até mesmo em programas de qualidade. Contudo, isso não é suficiente. A definição deve estar também no campo prático.

O que muitas empresas não se deram conta, de acordo com a consultora da SBA Associados Analúcia Campos, é que a excelência operacional é um dos grandes diferencias que a instituição vai ter para enfrentar a concorrência. A consultora, que é especialista em gestão de processos, explica que excelência é um compromisso com a efetividade e o aprendizado de operar, avaliar, realizar, planejar, desenvolver, implementar e melhorar os resultados da organização de maneira continua e sustentável de forma a atingir resultados além das expectativas.

Para a efetividade da excelência operacional, Analúcia, diz que é preciso transformar o conceito numa bandeira dentro da empresa, envolvendo todos os colaboradores e apontando como cada um pode ajudar, seja por meio de metas, comunicação para a equipe ou treinamentos. “Com uma comunicação clara e objetiva o processo será muito facilitado, pois quando se sabe aonde se quer chegar fica mais fácil para os colaboradores enxergarem as formas de contribuição”, afirma a consultora.

Segundo Analúcia, a empresa atinge um patamar de excelência quando os clientes começam a perceber valor no produto, seja ele traduzido como preço, qualidade ou prazo de entrega. Internamente isso acontece quando os objetivos estratégicos, por meio das pessoas e processos, são alcançados, garantindo a perenidade do negócio.

Para alcançar essa excelência operacional, Analúcia esclarece que há diversos modelos de gestão que podem auxiliar. Entre os mais comuns, estão o de gestão de pessoas e a gestão de melhoria contínua. Há ainda a implementação de ferramentas, como o 5S, e a gestão da Cultura e Pessoas. “Lembre-se que um dos pontos fortes de uma empresa está na eficiência com que faz chegar os seus produtos ou serviços ao cliente final. Para isso, alcançar a excelência operacional é essencial”, argumenta a consultora.

 

Analucia Campos 01 - cred Edemir Garcia

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