Férias combinam com exercícios

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Durante o mês de janeiro, é comum as pessoas ficarem longe de casa e da academia, por isso, muitas vezes, a prática de exercícios físicos fica comprometida neste período. Mas, é possível começar 2016 de forma diferente. A fisioterapeuta Gabriela Murara Junckes destaca que as férias são ideais para relaxar e também podem ser ótimas para cuidar do corpo de forma divertida e saudável. Confira as dicas da especialista:

1 – As férias devem ser o período de manutenção dos resultados adquiridos durante um ano de exercícios físicos e alimentação saudável, então, não deixe ir tudo por água a baixo.

2 – Aproveite as férias para praticar exercícios ao livre, que, além de manter seu corpo ativo, irão ajudar na absorção da vitamina D, já que durante a primavera, na região Sul, não tivemos muitos dias de sol.

3 – Unir os exercícios físicos ao lazer é uma ótima pedida. Quem vai aproveitar as férias na praia pode fazer caminhadas à beira-mar, praticar esportes como vôlei de praia, futebol, frescobol, natação, Stand up Paddle, remo, mergulho, entre outros.

4 – Quem vai optar pelo campo pode fazer passeio a cavalo, caminhar em trilhas ou fazer passeios de bicicleta, Além disso, alguns hotéis fazenda oferecem muitas opções de atividades recreativas e até esportes mais radicais, como rapel e escaladas.

5 – Se vai viajar, aproveite para conhecer novos lugares caminhando, assim você pode apreciar melhor a paisagem, sem deixar os exercícios de lado. Muitos hotéis e navios também oferecem academia, informe-se!

6 – Academia fechada não é desculpa! Quem vai passar as férias na cidade ou até mesmo trabalhar durante as festas pode fazer exercícios no parque, caminhadas ou passeios de bicicleta. Estas são ótimas opções para manter o corpo ativo e não deixar que as guloseimas de Natal sejam acumuladas em forma de gordura.

7 – As caminhadas e pedaladas devem iniciar com intensidade mais baixa, como uma forma de aquecimento, depois de 5-10 minutos podem aumentar a intensidade e depois terminar também de forma mais lenta. Pode-se realizar um alongamento no final da atividade como forma de relaxamento muscular.

8 – O tempo indicado de exercício fica em torno de 60 minutos, mas pode alterar conforme o condicionamento físico de cada um, porém não deve ser uma atividade extenuante! Faça o exercício dentro do ritmo que se sente confortável.

9 –  Para caminhar, tanto na rua como na praia, o ideal é usar tênis. Lembre sempre de usar roupas leves, flexíveis e proteger-se com equipamentos de segurança necessários para cada modalidade.

10 – Você também pode pedir para seu fisioterapeuta ou professor de educação física alguns exercícios e alongamentos que possa praticar sozinho, mais indicados para seus objetivos e dentro das suas limitações. Existem várias opções que podem ser feitas em casa mesmo!

 

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