Férias sem fim

Entreter diariamente as crianças é o grande desafio das famílias até que inicie o novo ano letivo escolar.

As festas de final de ano passaram, mais um ano começou e o início das aulas das crianças já está próximo, o que normalizará completamente a rotina das famílias. Mesmo assim, depois de tantos dias com os pequenos em férias, para a maioria dos adultos parece que quanto mais perto do retorno à escola há menos opções de brincadeiras e se torna cada vez mais difícil saber o que fazer para diverti-los.

Quando a casa dos avós ficou pequena, os brinquedos se esgotaram e a paciência foi embora, a pedagoga da Editora Vale das Letras, Adriana Pering Battisti, dá a dica: é preciso inovar. Durante a rotina escolar, as crianças gastam muita energia, seja em brincadeiras com os amigos ou nas atividades em sala de aula. É uma rotina regrada e que ocupa o tempo. Por isso, quando estão em férias elas necessitam se envolver com programações que ocupem o tempo livre e gastem as energias acumuladas. Nessas horas é que entra a papel dos adultos, de proporcionar a diversão.

Battisti destaca que as atividades manuais e lúdicas são ótimas opções para entreter as crianças quando elas já não se interessam mais pelos brinquedos que têm, como desenho, pintura, massa de modelar, quebra-cabeça e reaproveitamento de materiais recicláveis. Revistas e livros de desenhos, por exemplo, são boas opções para distrair os pequenos por algumas horas e ainda exercitar a coordenação motora, como o volume “Como fazer 501 desenhos maneiros” (Editora Vale das Letras), que dá o passo a passo de diversos desenhos que divertem as crianças, entre animais, monstros e veículos. “É importante deixar as crianças mais livres durante as férias, por isso permitir que elas brinquem com diferentes formas de desenho e pintura, com variados materiais, é garantia de diversão”, ressalta.

Segundo a pedagoga, os pequenos também gostam de se sentir úteis, desta forma ensiná-los a criar seus próprios brinquedos com materiais que não têm mais utilidade é mais uma maneira de proporcionar diversão e aprendizado. Também é comum que as crianças manifestem desejo de fazer atividades de adultos, por isso, durante as férias, a participação dos pais em algumas brincadeiras que simulam a vida adulta é um bom jeito de entreter os filhos. A presença das crianças na cozinha, por exemplo, pode se tornar divertida ao preparar algumas receitas. O auxílio de alguns utensílios infantis torna a brincadeira segura, como as fôrmas de fazer biscoito do livro “Aprenda a Fazer – Doces e Salgados” (Editora Vale das Letras), que é especialmente para as crianças usarem na cozinha. O livro tem ainda várias receitas para serem feitas por crianças, entre elas há cupcake e pizza.

Livros desde cedo

Falando em livros, esta é outra opção para distrair as crianças. Além de ser uma forma de fazê-las viajar no mágico universo das histórias e ocupar o tempo das férias, é também uma maneira de praticar o hábito da leitura. Battisti ressalta que a infância é o melhor momento para exercitar o gosto pela leitura, que é fundamental para o desenvolvimento, já que o contato com as histórias, imagens e palavras estimula a imaginação e a expressão dos pequenos, seja de maneira escrita ou falada.

Mais do que a própria leitura durante as férias, a pedagoga incentiva outras formas de aproveitar o livro e as histórias. “É importante estimular que as crianças compartilhem sobre aquilo que leram e fazer isso com teatro, desenhos ou roda de leitura, lendo para todos, é um ótimo jeito de estender a brincadeira, entreter e continuar o incentivo à aproximação dos livros”, explica.

Confira alguns livros que podem divertir as crianças no período de férias:

– Maleta DC Super Friends (Editora Vale das Letras), com quatro livros de história, quatro de atividades e um CD interativo sobre os super heróis mais famosos entre a garotada, com Superman, Batman e Lanterna Verde;
– Maleta Hello Kitty (Editora Vale das Letras), com quatro livros de história, quatro de atividades e um CD interativo sobre a gatinha mais querida entre as meninas;
– Fábulas Fantásticas (Editora Vale das Letras), com 96 páginas de incríveis fábulas repletas de aventuras e personagens diferentes;
– Série Agatha Parrot, de livros infanto-juvenis sobre a garota tagarela que narra seu dia a dia na escola e em casa com a família.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: