Festas de fim de ano podem ficar mais gostosas

Pratos harmonizados com vinhos e espumantes deixam as ceias de Natal e Ano Novo ainda mais especiais.

Em épocas de Natal e Ano Novo, tender, peru, bacalhau e panettone são sempre lembrados e costumam estar presentes na mesa de muitas pessoas. Para combinar com as ceias deste período, existem vinhos e espumantes adequados para cada prato, que garantem charme e sabor ao jantar. Algumas sugestões de harmonização oferecidas pelo sommelier da Decanter, Igor Maia, podem fazer de um jantar, uma ceia encantadora.

Para uma carne suculenta como o peru, os tintos são a companhia ideal. Neste caso, o neozelandês Wild Rock Cupids Arrow Pinot Noir 2008 é recomendado pelo perfume de frutas vermelhas frescas, rosas e ervas, aliando charme ao sabor delicado do prato. “O tender com especiarias doces pode ser acompanhado por tintos com a mesma expressão aromática”, complementa Maia. La Planta 2008, do produtor português Arzuaga Navarro, é amadurecido por seis meses em barricas de carvalho americano, ajustando-se perfeitamente à combinação, de acordo com o sommelier, proporcionando equilíbrio com frescor e densidade.

Peixes como o bacalhau, atrelados por muitos a ceias natalinas, ganham parte importante da personalidade durante a salga, exigindo um vinho com o mesmo teor. O branco complexo e mineral Chablis Vieilles Vignes é o sugerido para a ocasião, unindo corpo, riqueza e persistência. Porém, há quem prefira os tintos. Assim, o português Alves de Sousa Caldas Reserva 2005, tinto com aromas de fruta madura, ervas e couro, pode ser também harmonizado com o prato.

Como em todo fim de ano, o panettone, um dos alimentos ícones do Natal, não poderia faltar. Para um sabor leve, o fresquíssimo espumante Asti Araldica ou o Moscato d’Asti 2010 Pio Cesare possuem perfil de aromas parecidos, com flor de laranjeira, jasmim e uvas doces. “Dessa forma, equilibram-se à doçura do panettone, mas com frescor para que não canse”, comenta Maia.

O sommelier destaca que harmonizações nem sempre são fáceis de fazer, mas seguindo corretamente as sugestões, uma ceia de Natal ou de Ano Novo pode ficar ainda mais saborosa.

[photopress:Foto_Panetone_1.jpg,full,pp_image] [photopress:Foto_La_Planta.jpg,full,pp_image]

Para conhecer a Decanter, acesse o site: www.decanter.com.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: