Fornos Jung apresenta forno crematório operado por iPad

Equipamento é o primeiro no mundo a ser operado a distância por meio de aplicativo e foi projetado segundo diretrizes de segurança e controle ambiental.

A Fornos Jung, fabricante catarinense de fornos industriais, acaba de lançar uma novidade no mercado de fornos crematórios. O novo equipamento é o primeiro no mundo que pode ser controlado remotamente por meio do aplicativo Jung Total Control, desenvolvido pela Jung e instalado no iPad que acompanha o forno. Além de atender a normas ambientais e de segurança, o forno possui dispositivo de prevenção de falhas.

Em razão do revestimento de fibra de cerâmica com isolamento térmico, o forno promove economia de energia pelo rápido aquecimento e resfriamento, atingindo 800°C em menos de 10 minutos, várias vezes mais rápido que os modelos tradicionais, o que reduz consideravelmente o consumo de gás.

Todo o controle do forno crematório é feito através de um software exclusivo desenvolvido pela Jung especialmente para este equipamento. Após o treinamento oferecido pela empresa, qualquer pessoa pode operar o forno de forma remota por meio de tablets ou smartphones. “O sistema Jung Total Control já vem instalado no iPad que acompanha o forno e permite operá-lo de maneira totalmente automatizada e com controle total da queima”, conta André Thiersch, projetista eletricista da Fornos Jung.

No aplicativo, é possível acessar todos os parâmetros de operação que são monitoradas automática e instantaneamente, prevenindo alterações nos padrões de emissão. Todos os dados são visualizados em tabelas, eliminando a possibilidade de erros, e toda interação – automática ou manual, é registrada para futuras análises.

Os relatórios gerados pelo aplicativo possuem todos os registros de acesso de todos os seus usuários, com nome, cargo e horário. Há ainda o relatório de cremações com todas as operações realizadas – operações, logins, alarmes e mudanças, que podem ser acessados facilmente, e dados de identificação do óbito.

“Além das especificações técnicas, um dos diferenciais dos equipamentos da Fornos Jung é a possibilidade de personalização de acordo com as necessidades de cada cliente”, explica Jonas Luchtenberg, diretor da empresa. Uma análise de retorno e financiamento também pode ser feita para cada caso, auxiliando nas questões legais de regulamentação, projeto do forno e acessórios, conforme layout do espaço a ser instalado.

Segurança e atendimento às normas ambientais

O piso do forno é fabricado em forma de bandeja com piso de cerâmica especial de alta resistência à abrasão e com longa vida útil. Para ser trocado não é necessária nenhuma ferramenta especial, ao contrário dos fornos fabricados com tijolos e concretos. A chaminé é fabricada em aço inoxidável projetada a partir de simulação matemática computacional para garantir que gazes continuem sendo expelidos para atmosfera, sem risco de retorno da fumaça ou odores, mesmo em condições críticas de operação.

Os queimadores utilizados no forno são da marca alemã Kromschroeder, fabricados em uma única peça de aço fundido, desenvolvido em porte industrial para altas e contínuas temperaturas. Todo potencial combustível do equipamento é aproveitado, reduzindo o consumo de energia, pois em diversos momentos os queimadores permanecem desligados.

Um dos principais diferenciais do forno crematório da Jung é a segurança na operação. Desenvolvido segundo as normas ambientais da resolução 316 do CONOMA – que dispõe sobre procedimentos e critérios para o funcionamento de sistemas de tratamento térmico de resíduos, e de segurança em sistemas de combustão da NBR 12313 – normativa de controle e segurança para utilização de gases combustíveis em processos de baixa e alta temperatura.

Diferente de outros fornos crematórios, onde a regulagem de temperatura e controle de emissão de monóxido de carbono é feito manualmente, o forno crematório da Jung possui sistema automatizado de controle, proporcionando economia de combustível, eficiência energética e, principalmente, controle ambiental. A emissão de CO permanece constantemente menor de 100 PPM, corrigido a 7% de O2, e até 200% menores do que exige a legislação.

Sobre a Jung

Com mais 100 produtos entre as linhas industrial, laboratorial e artística, a Fornos Jung atua há 34 anos no segmento de fornos e estufas, com destaque aos equipamentos de operação contínua, possibilitando qualquer grau de automação, ferramentas para aumento da produtividade, baixo consumo de energia e variados sistemas de movimentação da carga. Atualmente participa do programa de incubação Exporta SC, do Sebrae, e está internacionalizando suas atividades com a implantação de uma sede em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA).

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: