Fornos Jung projeta forno industrial para a Usipe

A Fornos Jung, fabricante blumenauense de fornos industriais, acaba de vender um equipamento para tratamento térmico à empresa Usipe Fundidos e Usinados, de Içara, em SC. O novo forno será fabricado atendendo as demandas da empresa, especializada no mercado de fundidos, usinados e caldeiraria.

O modelo projetado pela Jung é um forno tipo carro, que atinge 1100° de temperatura, abrangendo diversas aplicações industriais. O carro móvel como base do forno facilita a movimentação de carga e descarga e aumenta a produtividade do equipamento.

A tecnologia de isolamento térmico desenvolvido pela Jung utiliza fibra cerâmica compactada, proporcionando uma maior rapidez no aquecimento e resfriamento do equipamento, resultando em um menor consumo de energia quando comparado àqueles que utilizam tijolos refratários. O equipamento será entregue a Usipe em novembro e foi projetado especialmente à necessidade do cliente.

 

Especificações técnicas

Trata-se de um forno tipo carro, a Gás LP, com capacidade operacional de 12000 kg e temperatura máxima de 1100ºC e será utilizado pela Usipe para os tratamentos de normalização, solubilização e recozimento. Atende integralmente à norma NBR 12313 – sistemas de combustão a gás – bem com aos preceitos de operação em segurança – NR12. O acionamento tanto do carro quanto da porta são automatizados e ocorrem por motorredutores.

O forno possui quatro queimadores divididos em duas zonas de controle. Todo o controle do equipamento é realizado por CLP (Controlador Lógico Programável), que controla e monitora todos os periférico do equipamento, como motores, atuadores, válvulas, etc. Além do controle de temperatura, possui controle de pressão da câmara, o que, além de conferir melhor qualidade às peças processadas, melhora a eficiência energética do equipamento.

Dispõe de IHM (Interface Home Máquina) baseada no novo conceito de interfaces de alta performance, que além de trazer todas as indicações e status do processo, destaca aqueles que não estejam coerentes ao processo, chamando atenção do operador para possíveis anomalias. Também possui registro de acesso, histórico de alarmes a banco de dados com até 99 receitas. Toda a operação do equipamento é através desta interface. Efetua o registro do tempo de operação dos principais componentes do forno, auxiliando em dados estatísticos para manutenções preditivas.

O forno será conectado a um Sistema Supervisório, que, além de trazer as informações atuais do processo e condições do equipamento, possibilita a criação de relatórios por batelada. Dispõe de acesso remoto, possibilitando a usuários credenciados, mesmo que distantes fisicamente, acessar a dados do processo e do equipamento.

 

Sobre a Jung

Com mais de 10 mil equipamentos entregues das linhas industrial, laboratorial e artística no Brasil e exterior, a Fornos Jung atua há 35 anos no segmento de fornos e estufas, com destaque aos equipamentos de operação contínua, possibilitando qualquer grau de automação, ferramentas para aumento da produtividade, baixo consumo de energia e variados sistemas de movimentação da carga. Atualmente participa do programa  Exporta SC, do Sebrae, e está internacionalizando suas atividades com a implantação de uma sede em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA).

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: