Fórum Funarte tem inscrições prorrogadas

Evento abordará as políticas públicas e o mercado regional para o setor cultural

Promover a troca de informações e ideias sobre as políticas públicas relacionadas à arte e à cultura, além de apresentar o mercado deste segmento na região é o objetivo do Fórum Regional Funarte de Artes Visuais. O evento ocorre HOJE – sexta-feira, dia 3 de julho -, das 9h às 18h, no Auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau. A atividade integra a Rede Nacional Funarte de Artes Visuais.

A programação inclui a realização de três palestras, oficinas de fotografia e de elaboração de projetos culturais, além de exposição de artes plásticas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas ainda hoje diretamente na SDR, Rua Braz Wanka, 238 – Bairro Vila Nova – Blumenau.

O Fórum é destinado especialmente a artistas, entidades culturais, fundações, imprensa, profissionais liberais, arquitetos, decoradores, universidades, museus, centros culturais, críticos de arte, professores e entidades governamentais. “Com a realização deste Fórum Regional, inicia-se um processo de conversa efetiva com o setor, demonstrando-se transparência no trato de questões públicas, recursos e interesses públicos”, explica o coordenador do evento Joel Toledo dos Santos Jr.
O projeto visa proporcionar a participação tanto de grupos de produtores culturais organizados quanto de uma maioria silenciosa que luta para produzir e aprimorar as artes visuais em toda a região. “Buscamos com o Fórum fomentar, difundir e apontar caminhos para o escoamento da produção artística regional, por intermédio da discussão de mecanismos de compra, venda e intermediação de obras de arte, promovendo os artistas plásticos e assessorando os compradores em potencial”, destaca Santos.
A Funarte – A Fundação Nacional de Artes – Funarte – é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Vinculada ao Ministério da Cultura, a Fundação tem como objetivos principais o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa e a formação de público para as artes no Brasil.
Para cumprir essa missão, a Funarte concede bolsas e prêmios, mantém programas de circulação de artistas e bens culturais, promove oficinas, publica livros, recupera e disponibiliza acervos, provê consultoria técnica e apóia eventos culturais em todos os estados brasileiros. Além de manter espaços culturais no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, a Funarte disponibiliza parte de seu acervo a todos os usuários da internet, no Canal Funarte.
O programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, consiste na descentralização das ações, onde cada instituição tem autonomia para elaborar e executar seu projeto, o que valoriza o pensamento sobre as práticas artísticas regionais.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau obteve aprovação de projeto para o Fórum Regional de Artes Visuais em Novembro de 2008. A atividade integra a Rede Nacional FUNARTE Artes Visuais.

Programação – Dia 03 de julho:
08h Credenciamento

09h Cerimonial de Abertura

09h30 Palestra: Políticas Públicas em SC – Artes Visuais
Palestrante: Mary Elizabeth Benedet Garcia – Diretora de Difusão Artística da Fundação Catarinense de Cultura – Fpolis/SC

10h30 Intervalo Cofee Break e visita a exposição de artes

11h Oficina Fotografia – Ministrante: Charles Steuck – Artista Plástico e Fotógrafo – Blumenau/SC

12h às 14h Intervalo

14h Palestra: O Mercado das Artes Visuais em Santa Catarina – Palestrante: João Otávio Neves Filho Diretor do Centro Cultural Casa Açoriana Fpolis/SC

15h Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumenau/SC –
Apresentação: Noemi Kellermann – Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau;
Dagmar Zimmermann – Advogada da Fundação Cultural de Blumenau e do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau;
Rolf Geske- Secretário Executivo do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau/SC

16h Intervalo Cofee-break e visita a exposição de artes

16h30 Oficina de elaboração de projetos Culturais- Teresa Collares – Consultora de Projetos Culturais
Agente Técnica em Gestão Cultural pela Fundação Catarinense de Cultura – Fpolis/SC

18h Encerramento

Serviço:

Fórum Regional Funarte de Artes Visuais

Local: Auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau
Endereço: Rua Braz Wanka, 238 – Bairro Vila Nova – Blumenau – SC

Data: 3 de Julho de 2009 – Sexta-feira

Horário: Das 08h às 12h – Das 14h às 18h.

VAGAS LIMITADAS

Inscrições gratuitas, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau/Gerência de Turismo, Cultura e Esporte

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: