Frio e vinho: sommelier ensina a harmonizar a bebida com os pratos da estação

Bateu o friozinho? Sopas, foundes, massas e queijos fazem sucesso durante o inverno na companhia dos vinhos certos. 

Um bom vinho pode ser apreciado o ano inteiro, mas nas noites mais geladas, parece que a bebida fica ainda mais deliciosa e irresistível. Seja no seu restaurante favorito ou no conforto da sua casa, uma taça de vinho é sempre garantia de um jantar ainda mais delicioso. A bebida ainda pode ser a estrela da noite em uma reunião informal com os amigos.

Na gastronomia, a estação pede pratos mais encorpados e quentes, como sopas, foundes, massas, queijos e outros. Para harmonizar com estes pratos comuns do inverno, o sommelier da Enoteca Decanter Blumenau, Sidney Lucas, explica que os vinhos também devem ser mais encorpados. “Muitas pessoas acreditam que, no inverno, podem beber somente vinhos tintos, mas, não basta apenas ser tinto, o vinho precisa ser mais calórico e apresentar uma sensação de calor na boca”, diz.

O sommelier explica que a dica é usar a criatividade e escolher os rótulos sem medo. “Branco, tinto ou espumante, independentemente da escolha, todos os tipos são perfeitos para brindar na estação, desde que harmonizados corretamente”, explica.

Vai fazer um jantar em casa ou sair com os amigos, mas não sabe qual rótulo escolher? O sommelier dá algumas dicas para não errar na combinação.

Massas

É impossível pensar em massa e não se lembrar dos vinhos. Na harmonização, o que vai definir o rótulo é o tipo de molho que acompanha o prato. “Molhos gordurosos e encorpados, pedem vinhos tintos com taninos macios e com acidez. Por outro lado, molhos mais leves, podem ser harmonizados com espumantes, rosés e vinhos brancos”, comenta Sidney.

A dica do sommelier é apostar no tinto Ramon Roqueta Reserva 2014. “Da uva Cabernet Sauvignon, o vinho acompanha muito bem massas com molhos vermelhos. Na boca, é equilibrado, com toques de acidez e taninos perfeitamente maduros”, completa.

Queijos

É comum a reunião de amigos no inverno contar com uma tradicional combinação de queijos e vinhos. Porém, é importante lembrar que cada tipo de queijo combina com um tipo de vinho. “A maioria das pessoas acredita que queijo só combina com vinho tinto, mas, os brancos são os mais versáteis nessa combinação”, explica Lucas.

O sommelier comenta que queijos mais gordurosos, como gorgonzola, harmonizam com vinhos fortificados e intensos. Já os queijos de massa mole e casca aveludada, como brie e camembert, harmonizam com vinhos brancos.

Foundes

Se você é daquele que ama founde de queijos, prefira vinhos brancos. Vale degustar com vinhos tintos também, no entanto, prefira tintos frutados e de médio corpo. Com carnes, o ideal é harmonizar com tintos com baixo tanino, como Merlot ou Pinot Noir. “O francês Domaine Antonin Guyon Bourgogne Pinot Noir 2016, por exemplo, é leve, muito sedoso nos taninos, e equilibrado”, indica Sidney.

Para a sobremesa, a versão com chocolate faz sucesso. Para acompanhar, opte por vinhos mais doces, como um vinho do Porto ou o espumante Moscatel.

Sopas

Quem não gosta de uma sopa quentinha, não é? Para a harmonização ser perfeita, é preciso avaliar a intensidade do prato. Se for uma sopa mais gordurosa, com carnes e outros acompanhamentos, escolha tintos jovens, com frescor e pouco tanino. Por outro lado, se for leve, como sopa de legumes, prefira rosés e tintos leves e macios.

Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: