Fundação Piava promove XI Fórum de prevenção aos riscos de desastres

Terraplanagem será tema principal do evento sediado em Brusque.

Entre os dias 14 e 16 de agosto, Brusque sediará o XI Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, cujo tema principal será Terraplanagem x Desastres: boas práticas auxiliam na mitigação de impactos.

A proposta do evento é incentivar os municípios que compõem a Bacia do Itajaí (alto vale, médio vale e foz) a adotar estratégias eficazes para controle de movimentação de terra,o que possibilita maior segurança na execução de aterros e cortes contribuindo na mitigação de impactos relacionados aos desastres e também no abastecimento público na região. A regulamentação de terraplanagem garante maior segurança aos municípios e já foi aprovada por sete cidades da Bacia (Ascurra, Blumenau, Brusque, Guabiruba, Indaial, Pomerode e Rodeio).

“A minuta regulamentadora traz vantagens e mais segurança a todos os municípios. A obrigatoriedade de autorizaçãopara a realização de alguma atividade relacionada à terraplanagem e o atestado do técnico responsável ao fim da obra, que afirmará que tudo foi feito conforme o projeto,trará maior segurança para os técnicos das Prefeituras e consequentemente para a população como um todo, pois certificará que projetos adequados estão sendo executados”, afirma Simone Gomes Traleski, Assessora de Saneamento e Meio Ambiente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

O evento terá início às 19h do dia 14, com uma mesa redonda sobre as implicações e responsabilidades no controle de terraplanagem e prevenção de riscos.

No dia 15, a partir  das 19h, haverá três palestras. A primeira sobre a utilização da carta geotécnica de aptidão à urbanização aplicada à gestão do território.Em seguida, às 20h, “Terraplanagem: o Patinho Feio da Geotecnia Brasileira”.

A terceira palestra da noite será sobre impacto do uso e ocupação de encostas e obras de terraplanagem na potencialização do desastre. A programação desse dia termina com um debate.

No último dia, 16 de agosto, a programação começa pela manhã, às 9h, com oficina, minicurso e saída técnica.

Inscrições podem ser feitas no site www.unifebe.edu.br. Mais informações na Fundação Piavapelo telefone (47) 3378-8006.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: