Gamificação: metodologia torna consultorias mais eficientes

Utilizar o design e a mecânica de jogos para enriquecer contextos diversos, normalmente não relacionados a jogos, para instruir, influenciar o comportamento e incentivar resultados práticos. Estes são alguns dos objetivos da Gamificação (do inglês gamification), uma tendência mundial que traz para o mundo dos negócios e da educação o visual, o entusiasmo e a lógica dos games para treinar, engajar e fidelizar.

A prática, que passou a ser consolidada há poucos anos, explora alguns instintos básicos e esse apelo automático para os instintos humanos torna sua inclusão no mundo dos negócios muito mais rápida e lógica. Diversas empresas já estão se tornando adeptas dessa modalidade, objetivando tornar mais eficiente e atrativo o treinamento de equipes e o engajamento de clientes. Uma delas é a SBA Consultores Associados, de Blumenau.

De acordo com o consultor e diretor da SBA, Sidney Bohrer de Aguiar, a SBA, em parceria com a Orbitotal, empresa especializada em gamificação, vem desenvolvendo alguns projetos baseados na metodologia. “Buscamos oferecer treinamento para empresários e colaboradores a partir da gamificação. Esta foi uma maneira que encontramos de conseguir com que as pessoas reproduzam, de forma natural, o seu comportamento e dar um feedback de como é esse comportamento. A gamificação faz com que haja uma reflexão dos participantes sobre aquilo que está acontecendo com eles. De uma maneira que, às vezes, essas pessoas não percebem. Tivemos resultados bem positivos de empresas que utilizaram a metodologia e aprovaram”, ressalta Sidney.

Um dos trabalhos feitos pela SBA, com base na gamificação, foi uma apostila que tinha como foco processo gerencial e a importância do envolvimento das pessoas com o trabalho. Na versão já gamificada da apostila, o usuário estuda o conteúdo digital e, ao final de cada página, responde a um questionário interativo e também joga um dos games de revisão. Ainda conforme o diretor da SBA Consultores Associados, a gamificação deu nova vida à apostila, despertando mais interesse dos usuários. “A absorção do conteúdo também foi mais eficiente”, afirma.

Gamificação

A gamificação adota todos os elementos dos tradicionais jogos digitais e usa esses elementos para treinar através do jogo, usando gráficos e técnicas que lembram os tradicionais jogos eletrônicos. O uso dos games tem um forte impacto em qualquer estratégia digital. Gráficos detalhados, simulações de leis da física, animações, entre outros. Isso faz com que os jogadores se sintam imersos em mundos alternativos. Um dos diferenciais dessa tecnologia é que o conteúdo pode se adaptar de acordo com as necessidades e o ritmo de cada usuário.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: