Gerenciamento na construção civil gera economia para investidores

Para quem pretende investir no segmento, serviços de gestão promovem economia de 6% a 9%, evitando desperdícios e gastos não previstos.

Você já parou para pensar em qual segmento pretende investir? Aqui, em Santa Catarina, a construção civil é uma das áreas mais aquecidas, na qual muitos empreendedores estão apostando. Por outro lado, o setor exige atenção, pois o investimento não significa retorno garantido. Afinal, projetos sem coordenação e compatibilização, falta de planejamento e obras iniciadas sem orçamento detalhado, usando apenas estimativas de custos, podem resultar em altos custos não previstos e atrasos que gerem baixo resultado e até prejuízo no empreendimento.

Estatísticas indicam que o acompanhamento adequado de um empreendimento pode gerar uma economia de 6% a 9%, evitando desperdício, retrabalho, baixa produtividade e reparos durante a obra, ocasionados por incompatibilidades e omissões de projeto. Além disso, perdas de materiais e equipamentos, por má administração, podem custar entre 3 e 5% do valor de uma obra na construção civil. Neste contexto, serviços como o Gerenciamento de Empreendimentos podem contribuir para diminuição nas despesas e são indicados para empreendedores e investidores, que pretendem construir ou desejam fiscalizar seus empreendimentos; e pessoas jurídicas, como incorporadoras e construtoras, que desejam melhorar seus resultados, aperfeiçoar processos, padronizar atividades e acompanhar o desempenho das obras.

Para quem está investindo há pouco tempo nesta área, a economia e o controle de prazo e custos são é fundamentais e garantem resultados positivos. Neste sentido, a Gerenciadora de Empreendimentos realiza, por meio da atuação de uma equipe técnica multidisciplinar, o acompanhamento da obra, desde a coordenação dos projetistas e levantamento de custos até o planejamento e fiscalização da execução das atividades realizadas.

“A ideia principal é gerenciar todas as etapas do empreendimento, da concepção até a execução, definindo e acompanhando o escopo técnico de todas as contratações e se as etapas estão sendo cumpridas de acordo com o planejamento. Por fim, é possível mostrar, com relatórios transparentes, o desempenho físico e financeiro do empreendimento, bem como os benefícios e a economia gerada com a correta gestão da obra”, explica Daniel Funchal, sócio diretor da Tago Engenharia, de Balneário Camboriú (SC). O especialista explica que reparos feitos após a conclusão da obra, podem gerar um gasto 25 maior do que o valor original de projeto. O que não ocorre com o serviço adequado de uma Gerenciadora de Empreendimentos.

“Outra função importante da gerenciadora é a supervisão, apontando oportunidades de melhorias nos processos que, muitas vezes, a construtora ou quem está contratando não percebe. Tudo isso contribui para que haja uma padronização efetiva das etapas dos empreendimentos de uma mesma empresa ou investidor”, ressalta Vinicius Martins, sócio diretor da Tago.

Álvaro Martins, diretor da Mattol Investimentos e Participações, fala sobre o empreendimento que será construído à rua Antônio da Veiga, próximo à Fundação Universidade Regional de Blumenau – Furb, no qual a Tago fará o gerenciamento e acompanhamento de todas as etapas. “Este é nosso primeiro empreendimento em Blumenau e, por esta razão, buscamos serviços para complementar o projeto e, principalmente, que contribuam para que possamos ter um bom retorno. Escolhemos a Tago pela experiência técnica da equipe, conhecimento de mercado e fornecedores e por entender que este tipo de trabalho dará maior segurança para a responsabilidade técnica e legal do empreendimento”, explica.

O profissional ainda destaca a importância das rotinas de gestão pré-definidas e dos controles de prazo, custo da obra e qualidade da construção. “Acredito que tais aspectos possam contribuir muito para que a obra, no final, tenha o melhor resultado possível, para todas as partes. Nossa expectativa é que o gerenciamento deste empreendimento torne os processos e nossos investimentos ainda mais eficientes”, acrescenta Álvaro.

O gerenciamento de empreendimentos ainda auxilia efetivamente na redução do consumo de recursos nas obras, com menor impacto na região onde está sendo instalada e soluções técnicas adequadas às normas técnicas e legislação, realidade do local e das necessidades da empresa contratante. A Tago Engenharia ainda trabalha com outros dois tipos de serviço: coordenação de projetos, administração e fiscalização de empreendimentos.

Sustentabilidade

Somadas ao completo gerenciamento do projeto e obra, a Tago Engenharia oferece soluções técnicas que visam à utilização de recursos de forma sustentável. Algumas medidas sugeridas auxiliam na queda de geração de resíduos, poluição, tráfego e consumo de recursos naturais. “Nestes casos, nossa motivação está voltada para o menor impacto na vizinhança, redução no consumo e custo de operação, com técnicas mais limpas e melhor aproveitamento de espaço e agilidade. Como consequência, os processos e empreendimentos se tornam mais sustentáveis”, acrescenta Funchal.

Saiba mais:

– Desperdícios de materiais e equipamentos, por má administração da obra, podem custar entre 3 e 5% do valor da obra.

– Custos de refaturamento de materiais e serviços em contratação de obra a preço fechado podem custar entre 9 e 11% acima do valor total da obra.

– Sem o trabalho de gerenciamento de empreendimentos, custos para reparos por deficiências de coordenação de projetos e negligências durante a execução, podem custar 25 vezes mais do que o previsto no projeto.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: