História da Igreja Luterana é resgatada com a digitalização de livros de registros antigos

Mais de 100 mil páginas de registros antigos do tempo da colônia, muitos escritos em alemão gótico, estão a um clique de pesquisadores e estudiosos. Esse é o resultado obtido com o Projeto Raízes de Nossa História, que permitiu a digitalização de todos os livros de registros de batismos, confirmações, casamentos e óbitos de comunidades luteranas. O projeto começou a ser colocado em prática em agosto de 2008. Hoje contempla registros de 30 paróquias do Sínodo do Vale do Itajaí e da Comunidade de Joinville, e reúne grande parte da história das famílias da região.

Os primeiros registros preservados pelo Projeto Raízes de Nossa História são do início da colônia de Blumenau, quando o Pastor Pastor Rudolph Oswald Hesse anotava, em alemão, tudo o que acontecia na comunidade em forma de diário entre os anos de 1857 a 1865. Diversos textos foram transcritos e traduzidos. Alguns livros tiveram que ser montados como verdadeiros quebra-cabeças, porque parte das folhas tinham sido perdidas.

A partir desta iniciativa, as paróquias receberão o seu material em um DVD e poderão fazer pesquisas por data ou pelo tipo de registro, tendo acesso à boa parte da história das comunidades luteranas.
Alguns livros já estavam em estado de difícil manuseio. A coordenadora do projeto Vera Lúcia Luchtenberg explica que o desgaste natural do tempo sobre o papel e a química da tinta das canetas e bicos de pena acabou danificando muitos livros. “Boa parte deles estava rasgada. Alguns apresentavam até mesmo furos. Conseguimos recuperar, com este projeto, parte da nossa história. E nossa expectativa é, em um futuro próximo, disponibilizar este material via web”, afirma.

Os recursos para o trabalho de restauração dos livros e digitalização dos registros vieram por meio do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina e da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).

Conheça as cidades contempladas com o Projeto Raízes de Nossa HistóriaBalneário Camboriú
Benedito Novo
Blumenau
Gaspar
Brusque
Indaial
Itajaí
Itapema
Pomerode
Rio dos Cedros
Timbó
Joinville

[photopress:Pic0521003.jpg,resized,centered]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: