Hospital Dia do Pulmão alerta a população com a campanha Outubro Rosa

hdp_outubro_rosa

Para conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e o diagnóstico do Câncer de Mama, o mês de outubro colore de rosa grande parte das cidades por meio de diversas ações de entidades e instituições. Em Blumenau, o Hospital Dia do Pulmão também aderiu ao movimento. Durante todo o mês de outubro, os funcionários do hospital estarão vestidos de rosa.

Mais de 100 camisetas da campanha da Rede Feminina de Combate ao Câncer foram adquiridas pelo HDP. Além disso, a fachada do Hospital do Pulmão também estará coberta de rosa, com os refletores luminosos instalados na área externa.

Segundo o diretor e pneumologista do hospital, Mauro Kreibich, a campanha do Outubro Rosa é um exemplo de que cada um pode fazer a sua parte em prol da saúde, por isso, Hospital Dia do Pulmão promove ações para lembrar a conscientização mundial. “O Câncer de Mama é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres no mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O diagnóstico e o tratamento precoce, por meio do autoexame das mamas e da Mamografia, são fundamentais e as mulheres precisam ter consciência sobre o assunto”, explica.

 

Outubro Rosa alerta também para outras doenças

Kreibich ressalta que o Outubro Rosa também é um momento para lembrar outros cânceres que costumam atingir o público feminino e que merecem atenção das pessoas. Ele afirma que o Câncer de Cólon e Reto, de Cólo de Útero e o de Pulmão estão entre os mais nocivos à saúde feminina e que precisam ser combatidos.

Depois do Câncer de Mama, dados da OMS indicam que o Câncer de Cólon e Reto, que abrange tumores nas áreas do intestino grosso e o reto, é o segundo mais frequente em mulheres no país. Mauro explica que, assim como o Câncer de Mama, o diagnóstico precoce também pode ser eficaz na prevenção do Câncer de Cólon e Reto.

O Câncer de Cólo de Útero, causado por infecções do Papilomavírus Humano (HPV) também merece atenção devido ao grande número de mortes em mulheres no Brasil. “O diagnóstico precoce, que deve ser feito através do exame citológico e da vacinação contra HPV, é essencial para evitar agravamentos da doença e precisa ser insistentemente lembrado entre a população”, destaca o especialista.

O Câncer do Pulmão é o quarto tipo de câncer que mais atinge mulheres no país e é lembrado por Kreibich como mais uma doença que precisa conscientizar a sociedade sobre os malefícios. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), em agosto deste ano, os óbitos causados pelo câncer de pulmão entre homens caíram de 18,5 por 100 mil habitantes em 2005 para 16,3 por 100 mil habitantes em 2014. Já entre as mulheres, o número subiu de 7,7 para cada 100 mil em 2005, passando a 8,8 por cada 100 mil em 2014.

“Vale destacar que  90% destes casos tem relação direta como o Tabagismo, mais uma vez a prevenção se impõe, como  melhor maneira de  superar  esta patologia que  no Brasil já é a segunda causa de morte entre as mulheres. Precisamos aproveitar o Outubro Rosa para lembrar as mulheres sobre o cuidado com a saúde, pois estas doenças podem ser evitas e tratadas se forem diagnosticadas com antecedência”, enfatiza.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: