Hospital Dia do Pulmão completa 30 anos

Pioneirismo e abordagem diferenciada do tratamento foram alguns fatores para o sucesso da instituição, que acaba de receber certificação da SBPT

De acordo com dados divulgados pelo IBGE em agosto deste ano, apenas 61% das empresas na área de saúde no Brasil sobrevivem após os três primeiros anos de funcionamento. Chegar aos 30 anos, como o Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, que comemora o aniversário neste mês de setembro, é uma raridade. Um dos diferenciais que levaram ao sucesso, segundo o sócio e fundador, pneumologista Mauro Kreibich foi o novo conceito de atendimento na área de saúde adotado pela instituição. “Nossa intenção é evitar a internação em hospitais convencionais e proporcionar aos pacientes todo o acompanhamento necessário”, explica. Atualmente, não existe atendimento similar em regime de hospital dia especializado em toda a América Latina.

A abordagem diferenciada do Hospital Dia do Pulmão permite tratar o indivíduo sem precisar de internação na maioria dos casos. “Hoje temos no máximo 1% de internação dos pacientes nos hospitais convencionais. Ou seja, manejamos 99% dos casos aqui. A consequência são custos mais baixos, maior conforto para os pacientes e não sobrecarregamos o sistema de saúde”, aponta o médico.

A instituição também é uma das 12 no Brasil que recebeu a certificação da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) em Laboratório de Função Pulmonar, sendo a primeira em Santa Catarina. O laboratório realiza exames que permitem o diagnóstico e a quantificação dos distúrbios e doenças respiratórias., com utilização destacada no controle e detecção dos riscos ocupacionais respiratórios . A certificação da SBPT reconhece o laboratório do Hospital Dia do Pulmão como referência também para treinamento de técnicos e aplicação da prova que certifica esses profissionais. “É um atestado de qualidade e segurança do nosso laboratório, uma vez que cumprimos todos os rigorosos critérios estabelecidos pela SBPT”, afirma Kreibich.

Histórico

A história do Hospital Dia do Pulmão começou com apenas três médicos, que fundaram, em 1982, a Centromed. “Naquela época, observamos uma grande dificuldade de internar os pacientes e começamos a adaptar formas de atendê-los na própria clínica, tentando evitar a internação nos hospitais. A partir de 1997 projetamos a estrutura do hospital e, em 2009 ,iniciamos a concretização dos nossos objetivos. Em 2003, com a mudança para a nova sede, englobamos novos serviços de forma a oferecer todos os exames essenciais para diagnóstico e tratamento respiratório em uma mesma estrutura”, lembra Mauro Kreibich.

Atualmente, fazem parte do corpo clínico do Hospital Dia do Pulmão 11 médicos na área Pneumológica e quase 50 funcionários. Além dos serviços de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos, o hospital conta com serviços terceirizados em cardiologia, radiologia e laboratório de análises clínicas. “Isso permite que o paciente faça os exames necessários e já inicie o tratamento no mesmo dia”, afirma Kreibich.

Para saber mais sobre o Hospital Dia do Pulmão acesse www.hospitaldopulmao.com.br

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: