Hospital Dia do Pulmão já tem vacina contra gripe para a população

A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde, acontecerá entre os dias 14 de abril e 2 de maio, mas a população que não se enquadra nos grupos prioritários do Governo Federal já pode se vacinar no Hospital Dia do Pulmão, em Blumenau, que está com o estoque disponível e com inovações em relação ao ano passado.

De acordo com pneumologista e diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, a vacina antigripal consegue evitar de 70% a 95% dos casos de gripe e suas complicações, quando aplicada no período certo e em local qualificado. Por isso, o período ideal para vacinar-se contra a gripe é entre o fim do verão e início do outono.

“A vacinação começa a surtir efeito a partir da segunda semana e prolonga-se até oito meses. Devem ser vacinados, prioritariamente, idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas”, explica o médico. Entretanto, Kreibich ressalta que é fundamental que quem não faz parte dos grupos de prioridades procure a rede privada especializada e credenciada para se vacinar, pois a influenza H1N1 ainda se manifesta em grande escala no Hemisfério Norte, o que causa preocupação para o período de frio no Brasil.

A vacina influenza de 2014, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), é Trivalente e contém três tipos de cepas de vírus: um similar ao vírus influenza A/Califórnia/7/2009 (H1N1) pdm09; um similar ao vírus influenza A/Texas/50/2012 (H3N2); e um similar ao vírus influenza B/Massachusetts/2/2012.
O Hospital Dia do Pulmão está com horário especial para o atendimento relacionado à vacina: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e nos fins de semanas e feriados, das 8h às 12h. Todas as pessoas acima de seis meses de idade podem procurar o hospital para se vacinar. O hospital utiliza a aplicação da vacina na forma de monodose, ou seja, em dose única para cada pessoa, evitando riscos como a contaminação e desperdício, além de garantir mais agilidade.

A vacinação em empresas, chamada extra muro, por meio do programa HP Empresa, também já está disponível. Neste caso, os funcionários das empresas recebem as doses diretamente no seu local de trabalho, por equipe qualificada do Hospital Dia do Pulmão. As organizações interessadas podem procurar a unidade hospitalar para efetuar o processo ou entrar em contato pelo telefone 3037-9507.

Diferenciais de 2014

O Hospital do Pulmão investiu em algumas mudanças para a sua Campanha de Vacinação deste ano, com o objetivo de melhorar o atendimento à população. A capacidade da sala de vacinas foi aumentada em quatro vezes, organizada de acordo com as orientações e normas da Fundação Nacional de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que visam garantir a aplicação das vacinas dentro dos padrões de conservação e armazenagem. Mantida em temperatura controlada durante 24 horas, dispõe de Câmara Central para conservação de imunobiológicos com sistema de geração de energia autônoma.

Na vacinação por meio do HP Empresas, a o hospital também investiu em novos equipamentos, como a Unidade Móvel, veículo com a HP Pia, uma pia móvel para ser utilizada durante a vacinação nas organizações, já que a aplicação extra muro exige o uso de água corrente e condições adequadas para transporte e conservação das vacinas.

Outra mudança aconteceu no site do Hospital do Pulmão, que passou a contar com uma área exclusiva sobre vacinação. O HP Vacinas é um espaço dedicado ao público em geral e facilitador para as empresas que disponibilizam vacinas aos seus funcionários. Simulador de carteira de vacinação, calendário específico para cada necessidade (viajantes, idosos, mulheres, adolescentes, crianças e prematuros), espaço interativo para as crianças, notícias e dúvidas frequentes estão entre os conteúdos do portal.

Atendimento

O Pronto Atendimento do Hospital do Pulmão está localizado na rua Engenheiro Paul Werner, nº 1141, bairro Itoupava Seca – Blumenau. Mais informações podem ser acessadas no site sobre vacinação www.hospitaldopulmao.com.br/hp-vacinas ou pelo telefone (47) 3037-7099(47) 3037-7099.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: