Hospital Dia do Pulmão participa da conscientização do Novembro Azul

Assim como outubro é considerado o mês rosa, novembro é mundialmente o mês azul, para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. Com o objetivo de apoiar a campanha, o Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, está com duas ações: as cores das luzes dos refletores da estrutura externa da unidade foram trocadas para tons azulados, que ficarão até o fim de novembro, e todos os funcionários estão com um broche de fita azul junto do uniforme.

“Ainda existe muito preconceito em relação à saúde do homem, como no caso do câncer de próstata, por isso as ações mundiais realizadas no mês de novembro se tornaram fundamentais para desmistificar essa visão errônea”, explica o Dr. Mauro Kreibich, pneumologista e diretor do Hospital Dia do Pulmão. Segundo o especialista, é fundamental que os homens tenham a consciência do cuidado com a saúde, já que a mortalidade masculina é maior do que a feminina. A cada três mortes de pessoas adultas com câncer, duas são de homens. “Em média, eles vivem sete anos menos do que as mulheres e, devido a exposições de risco, como fumar e beber, são mais incidentes a diversas doenças”, destaca.

Em relação ao câncer de próstata, Dr. Kreibich enfatiza que um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença é a idade, onde dados apontam que em 62% dos casos do planeta ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Etnia, histórico familiar com câncer, dieta com base em carne vermelha, embutidos, cálcio e gordura animal, além da obesidade são outros fatores considerados de risco. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), essa doença é a segunda causa de morte por câncer entre os homens brasileiros.

O pneumologista também ressalta que a mobilização da unidade hospitalar visa não só lembrar a população masculina sobre a os cuidados com o câncer de próstata, mas também enfatizar sobre outras duas doenças que atingem os homens: câncer do pulmão e infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).
O câncer do pulmão lidera o ranking do Inca de mortalidade masculina ocasionada por câncer, que tem como principal vilão o tabaco, onde em dez pacientes com o câncer, o tabagismo é desencadeador da doença em nove casos. Já o HPV, doença sexualmente transmissível, é o causador de 40% do câncer de pênis e de 30% a 40% do câncer anal. Além disso, o homem é considerado o portador da infecção que transmite também para as mulheres. “São três doenças com grande incidência que precisam de constantes campanhas de conscientização e alertas”, destaca Kreibich.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: