Hospital Dia do Pulmão possui vacina exclusiva em Blumenau

Uma nova vacina, que protege contra a doença Herpes-Zóster – popularmente conhecida como cobreiro – está disponível para a população no Hospital Dia do Pulmão, em Blumenau. É a primeira instituição médica do município credenciada para aplicá-la. Agora, são 17 imunizações diferentes que a unidade hospitalar oferece aos seus pacientes.

De acordo com o pneumopediatra responsável pela Sala de Vacinação do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Laerte Costa Alberton, a vacina contra o Herpes-Zóster pode ser indicada a partir de 50 anos e é um mecanismo fundamental para evitar a doença. “Segundo o Sistema Único de Saúde, a Herpes-Zóster causa a cada ano aproximadamente 10 mil hospitalizações no Brasil e a taxa de mortalidade em adultos com mais de 50 anos, por complicações da doença, é expressiva e preocupante. Por isso é tão importante que as pessoas se vacinem”, destaca.

A doença

Dr. Alberton explica que a origem do cobreiro é do mesmo vírus da catapora. Após a cura da catapora numa pessoa, este vírus fica adormecido no sistema nervoso, na região da medula espinhal, e pode se manifestar em casos de queda de imunidade, ocasionando o Herpes-Zóster.

A característica mais comum da doença são erupções bolhosas por determinadas regiões do corpo, extremamente dolorosas. Os diversos sintomas podem aparecer antes mesmo das bolhas. “Duas semanas antes de surgirem as bolhas, o indivíduo pode sentir mal estar, dor em um dos lados do corpo, além de ardência e perda de sensibilidade. Já as bolhas, que permanecem entre 7 e 10 dias, são comuns no tórax, abdome e nas proximidades dos olhos. Mas o principal sintoma quando atinge um adulto é a dor intensa no nervo da medula espinhal, que pode durar mesmo depois do desaparecimento das bolhas. Todas estas complicações tendem a prejudicar a qualidade de vida do portador da doença, afetando seu cotidiano”, ressalta o pneumologista. Segundo Dr. Alberton, essa dor, denominada neuralgia pós-herpética, pode até mesmo persistir por anos.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: