Impactos da pandemia na economia criativa e maneiras criativas de evitá-los

Sim, estamos no meio de uma pandemia global e os governos dos países afetados estão tomando medidas para conter a disseminação do Coronavírus. Lockouts, quarentenas e regras de isolamento estão deixando as pessoas em casa e evitando a sua circulação, para evitar a sobrecarga do sistema de saúde, que pode ser observada na Itália e no Irã.

Um dos setores mais afetados imediatamente é o da economia criativa. Shows, peças de teatro, eventos e convenções foram cancelados e adiados por tempo indeterminado. A Sony fez o lançamento da sua nova linha de smartphones Xperia em um palco vazio em Tokio. O SXSW que seria realizado em Austin, no Texas, foi cancelado depois que a prefeitura da cidade decretou estado de emergência. Milhões de artistas, produtores e criativos de repente se viram sem condições de ganhar dinheiro. Uma crise sem precedentes.

E, agora, com os primeiros casos surgindo no Brasil, medidas de contenção já estão começando a ser tomadas. Entidades, prefeituras e governos estaduais já se manifestam com medidas preventivas e orientações à população, mas ainda não chegamos ao ponto de limitação à circulação obrigatória por lei.

 

Aproveitar o tempo de forma criativa

É hora de usar o bom senso e buscar maneiras criativas para continuar o trabalho durante esse período complicado, que deve se estender por várias semanas, até o surto passar. Uma possibilidade é fazer eventos virtuais.

Existem várias soluções no mercado e, num ato de boa vontade, a Microsoft e o Google liberaram gratuitamente o uso das versões profissionais de seus sistemas de teleconferência corporativa – Skype e Hangout – durante a pandemia. São ótimas ferramentas para o tele-trabalho e que podem agilizar o dia-a-dia das pessoas, mantendo o ritmo produtivo das atividades em grupo, sem criar situações potenciais de contágio. Além disso devido a a pandemia a Cisco liberou o Cisco Webex, uma ferramenta gratuita para reunião com até 100 pessoas. . E uma das consequências positivas dessa crise é que as pessoas vão descobrir que muitas reuniões poderiam ser resolvidas com um e-mail. A comunicação tem que ser mais objetiva.

Em relação ao tele-trabalho, a Officeless criou um guia sobre como melhorar a produtividade nos projetos desenvolvidos à distância. É muito útil revisar os processos e implementar novas práticas e ferramentas úteis para ter mais tempo para o trabalho realmente criativo. A prática de home-office vai se fortalecer ainda mais.

E, quando falamos de trabalho criativo, além da parte desenvolvida em grupos, muito é desenvolvido de maneira solitária, com tempo focado. Devemos aproveitar para dedicar energia a projetos desse tipo, utilizando o tempo para tirar da gaveta projetos que estavam parados, revisar os portfólios, criar novas ideias, pesquisar novas referências e criar novos conteúdos.

 

Novas criações, novas expressões

Quem sabe uma nova geração de eventos, peças, roteiros, livros e demais expressões artísticas vai surgir por conta desse período de isolamento? Podemos, e devemos, aproveitar esse tempo para expandir horizontes e, quando o surto passar, termos coisas novas para apresentar ao mundo.

O brasileiro, tão caloroso e próximo nas relações pessoais, vai ter que refrear seus instintos e manter distância segura das outras pessoas. Nossa vontade de estar sempre em grupo, em boa companhia, vai ter que se adaptar a esse momento. Vai levar um tempinho, mas vai passar. Temos que vislumbrar um tempo pós-pandemia, com as pessoas nas ruas, nos teatros, nas praças, convivendo em harmonia e curtindo a arte, a cultura e a vida em comunidade. Com esse pensamento no futuro devemos agir no presente para chegarmos lá da melhor maneira possível: Criativamente.

 

Bio D.J. Castro

José Dejanir de Castro Junior, mais conhecido no mercado como D.J. Castro, formou-se em 1996 em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo. Cursou Pós-Graduação em Design na Escola de Belas Artes-SP e MBA em Negócios da Moda pelo IBMODA-SC. É especialista em Gestão de Negócios e Marketing pela Fundação Dom Cabral.

Foi sócio de diretor criativo de agências de comunicação em São Paulo e Santa Catarina. Desenvolveu projetos de marketing e campanhas de comunicação para marcas de atuação nacional como Natura, Estadão, Americanas.com, Unibanco, Bradesco Seguros, Telemig Celular, Amazônia Celular, Audi, entre outras.

Atuante no ecossistema de Inovação de Santa Catarina. É vice-coordenador do Núcleo de Inovação da ACIB – Blumenau. É diretor de Marketing e eventos da ASA – Associação dos amigos do Hospital Santo Antônio. Atua como conselheiro do SC Criativa, movimento pelo desenvolvimento da economia criativa de Santa Catarina. D.J. Castro escreve artigos para os veículos: Revista Business e EconomiaSC. É fundador e palestrante do Tsunami Lab.

Consultor de Branding e Marketing Estratégico, em 2012, D.J. Castro criou a NEXIA BRANDING, Consultoria Estratégica focada na Criação, Construção e Transformação de Marcas, e que nasceu com a proposta de unir Gestão Estratégica de Marcas e Marketing para gerar Inovação e transformar negócios. A Nexia desenvolveu projetos para marcas como Decanter, Cerveja Blumenau, HBSIS, Grupo Unite, Beagle, Von der Volke, entre outros. D.J. Castro é proprietário e consultor de gestão de marcas e marketing estratégico na Nexia Branding.

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

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