Impostos devem ser informados na nota fiscal

Presidente Dilma sancionou lei esta semana. Obrigatoriedade será daqui a seis meses 

Na segunda-feira, dia 10 de dezembro, a presidente Dilma Rousseff publicou no Diário Oficial da União a lei 12.741, que determina que os tributos incidentes sobre os produtos e serviços devem ser explicitados na nota fiscal. A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro e deve se tornar obrigatória em todo o Brasil em até seis meses a partir da publicação. O objetivo é dar transparência para o consumidor sobre a carga tributária incidente sobre as mercadorias.

Para o coordenador do Feirão do Imposto da Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários), Marco Poffo, esta é uma bandeira que tem sido levantada pelos jovens empresários por meio da Confederação há muito tempo e provocará uma mudança cultural no país. “A exemplo do que ocorreu com o Código de Defesa do Consumidor, que melhorou a relação entre consumidor e comerciante, a nova medida, que instituiu a obrigatoriedade de exemplificar na Nota Fiscal a incidência de alguns tributos, irá melhorar em muito a relação de contribuintes com o Fisco. Além disso, a partir de agora, a população passará a ter condições de cobrar dos governantes a melhor aplicação do dinheiro que é arrecadado”, opina Poffo.

De acordo com a nova lei, a nota deverá conter a informação do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais. Deverão estar discriminados os valores dos seguintes impostos: ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS, Pasep, Cofins e Cide.
A legislação também determina que a informação sobre os tributos incidentes poderá constar de painel afixado em local visível do estabelecimento, ou por qualquer outro meio eletrônico ou impresso.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: