Incubadoras ampliam desenvolvimento de empresas

Blumenau conta com entidade que oferece este tipo de serviço, localizada no bairro Progresso.

A principal dificuldade encontrada ao investir em uma empresa são os gastos iniciais e a necessidade de estrutura física. Em muitos casos, a incubadora de empresas surge como opção para auxiliar o desenvolvimento dos negócios em estágio inicial.
Uma das entidades que oferece este benefício em Blumenau é o Instituto Gene, localizado no bairro Progresso. A incubadora foi fundada em novembro de 2002 após a ação de um grupo de professores da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que iniciou o projeto em 1996. Na época, foi criado um projeto de extensão do Departamento Sistemas e Computação da Furb, apoiado pelo CNPq. O projeto contou com o apoio da Sociedade Softex, por meio do pioneiro Projeto Genesis (Geração de Novas Empresas em Software, Informação e Serviços).

O principal foco do Instituto é a inovação e o empreendedorismo. Os projetos captados são multissetoriais e, de acordo com o diretor do Instituto Gene, Charles Schwanke, uma incubadora traz muitos benefícios. “Para uma cidade ou região, os benefícios decorrentes da instalação de uma incubadora são muitos. Ocorre a mobilização e a coordenação de recursos locais já disponíveis e o surgimento de novos negócios. Em longo prazo, caso sejam bem-sucedidas, acabam por gerar empregos diretos e indiretos”, afirma. O Instituto Gene já graduou 43 empresas e atualmente apoia com 14 incubadas.

A entidade oferece assessoria para o planejamento estratégico, assessoria jurídica e de imprensa e consultoria especializada. São realizadas reuniões individuais com cada empreendedor, para monitorar e avaliar o andamento da empresa. Além disso, os incubados recebem diversos treinamentos no período de incubação e precisam elaborar um plano de negócios, para posteriormente apresentá-lo a uma banca. Os empreendedores também poderão usufruir de toda a estrutura oferecida pelo Gene, como salas mobiliadas, sala de reunião, auditório, ramais telefônicos, internet e rede de network. Para ingressar na incubadora, os interessados devem se inscrever nos editais de seleção e passar por uma banca avaliadora, que analisa questões como grau de inovação do projeto, viabilidade mercadológica e econômico-financeira, comprometimento, disponibilidade e capacidade gerencial e técnica da equipe, impactos sociais e econômicos para a economia local ou regional e sustentabilidade e impactos ambientais.

Cases de sucesso

O Instituto Gene acumula em seu currículo cases de sucesso. A LZT Sistemas foi comprada em novembro do ano passado pela paulistana Linx, líder em tecnologia de gestão para o varejo. Com mais de 11 anos de experiência, a LZT Sistemas tornou-se referência em desenvolvimento de software e consultoria na área de automação comercial e gestão empresarial para postos de combustíveis. Em menos de um mês, a G2KA também foi vendida. A empresa iniciou no instituto em 2008, ganhou destaque no mercado e foi comprada pela Neogrid, uma das maiores fornecedoras de soluções fiscais do Brasil.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: