Indumak inaugura nova unidade para produção de robôs paletizadores

Com 850m², o espaço voltado para a produção de equipamentos de alta tecnologia conta ainda com conceitos de sustentabilidade e eficiência energética.

Considerada uma das principais indústrias de soluções para acondicionamento e empacotamento do Brasil, a Indumak inaugurou ontem (21), uma nova unidade de produção, anexa a atual, em Jaraguá do Sul (SC). Uma apresentação com o histórico e as conquistas da empresa e um coquetel para convidados marcou o evento.

Destinada à fabricação de robôs paletizadores, o local possui uma área de 850 m², construído com conceitos de sustentabilidade, e faz parte do projeto de ampliação do parque fabril. “Este é um espaço destinado à produção de equipamentos de alta tecnologia, como o robô paletizador, por isso sua construção também precisava acompanhar as novas tendências. Investimos em um pé-direito alto para a melhor climatização e em soluções que aproveitam a iluminação natural, entre outras iniciativas”, destacou o diretor-presidente, Gelson R. Schmidt.

O executivo também falou sobre a atuação e as conquistas da Indumak nos quase 50 anos da empresa. “Foi um desafio produzir este robô com tecnologia totalmente nacional, mas a Indumak mais uma vez mostrou sua capacidade inovadora e empreendedora”, afirmou.

A empresa prevê um investimento total de R$ 8 milhões para a conclusão do projeto, que tem o objetivo de verticalizar alguns processos e expandir a linha de produção.

Participaram da inauguração autoridades como a presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), Monika Hufenüssler Conrads, e o superintendente estadual do SESI, Hermes Tomedi, que representou Glauco José Côrte, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), além dos sócios-fundadores da empresa, Egon Schmidt, Eduardo Schmidt, Célio Bayer; atual gestão administrativa, Gelson Renato Schmidt diretor-presidente, Rogério Schmidt diretor industrial, Élio Paganelli diretor Administrativo; parceiros comerciais, funcionários e imprensa local.

O Robô
O projeto do robô paletizador começou a ser desenvolvido pela Indumak em 2007, a pedido de alguns clientes. “O equipamento é uma grande inovação no mercado e sua comercialização vem crescendo cada vez mais, sendo esse um dos principais motivos para a construção da Indumak Robotics”, destacou Gelson.

Inteiramente produzido no Brasil, o robô de paletização é composto por quatro eixos interpolados dimensionados para movimentar cargas de até 50Kg. O equipamento possui recursos avançados que possibilitam o aproveitamento de energia, além do design inovador que melhora seu desempenho e peso reduzido para a sua categoria.

O robô é utilizado em empresas que tenham necessidade de paletização de seus produtos, com um sistema inovador que simula os movimentos de um braço humano. Segundo Gelson, a aquisição significa para o cliente um aumento da produtividade, que pode chegar até 30% dependendo do produto, e a otimização do processo de paletização, além do remanejamento da mão-de-obra.

“A paletização manual é um trabalho muito desgastante para o operário, que manipula em média cargas de até 30 kg por vez. Com a implantação do PA-50, sistema que integra o robô a outros equipamentos desenvolvidos pela Indumak, esse mesmo funcionário poderá desempenhar outras funções, melhorando sua qualidade de vida e a produção da empresa”, complementa.

Aquisição por meio do Finame
Com o novo incentivo do Governo Federal, que reduziu os juros do Programa de Sustentação de Investimento (PSI) de 5,5% ao ano para 2,5%, o Sistema de Paletização Automática pode ser financiado com recursos do Finame. A linha de crédito é a longo prazo e feita por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No programa, o Tesouro Nacional cobre a diferença entre os juros subsidiados e a Taxa de Juros de Longo Prazo, além de cobrir os demais custos adicionais da operação, como as taxas de riscos e a remuneração dos agentes repassadores dos recursos do banco.

A Indumak
A empresa conta hoje com mais de 150 profissionais. De capital totalmente brasileiro, sua sede está localizada na cidade de Jaraguá do Sul (SC), importante polo industrial nacional. Prestes a completar 50 anos de história, atende a 3000 clientes distribuídos pelo Brasil e pelo mundo.
A Indumak dispõe de soluções completas para qualquer sistema de embalagens verticais, oferecendo uma moderna linha de empacotadoras, enfardadeiras e seus acessórios. São equipamentos desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada empresa, na medida certa, no melhor tempo.

[photopress:PB219603_site.jpg,full,centered] Legenda: Egon Schmidt, Rogério Schmidt, Gelson Schmidt, Eduardo Schmidt, Élio Paganelli e Célio Bayer

[photopress:PB219568_site.jpg,full,centered]

Mais informações: www.indumak.com.br
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: