Inicia em Blumenau a Semana da Indústria

Na manhã dessa segunda-feira, 25, iniciou em Blumenau a Semana da Indústria para o Vale do Itajaí, em comemoração aos 65 anos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).  A abertura ocorreu no SENAI com a palestra do vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Junior com o tema: FIESC 65 anos – A Força da Indústria Catarinense.

Durante os quatro dias de programação, de 25 a 29 de maio, haverá palestras com temas voltados a indústria, como inovação, saúde do trabalhador, produção, confecção do futuro, estágio, além de um desfile. As atividades ocorrem nas unidades do SENAI em Blumenau e Indaial. O evento reúne industriais, empresários, líderes sindicais, gestores, formadores de opinião e a comunidade em geral para apresentar, analisar e debater os temas mais atuais do setor industrial.

Para Baumgarten, o evento é essencial para mostrar aos empresários e trabalhadores das 8.775 indústrias da região o que a FIESC faz pela indústria e oferece como suporte. “O PIB do Vale do Itajaí é de R$ 22 bilhões. A FIESC reconhece a importância da nossa região e por isso está ao nosso lado por meio de diversas ações”, afirma.

O vice-presidente destaca ainda que os municípios da região somam 538.537 habitantes, sendo 123.307 trabalhadores da indústria. “Todos eles tem benefícios por meio das nossas casas, que são o IEL, o SESI e o SENAI”, aponta Baumgarten.

O prefeito Napoleão Bernardes, que participou do evento, destacou a união dos esforços entre governo e iniciativa privada que resulta em números positivos. “Sabemos que a classe industrial e empresarial é uma das alavancas do município. É muito bom poder contar com as ações da FIESC na nossa região”, afirmou.

Os representantes das três casas da FIESC em Blumenau também marcaram presença no evento. Entre eles a diretora de Unidade do SESI da regional Blumenau, Dalila Leite Mendonça de Carvalho, o diretor de Unidade do SENAI de Blumenau, Jacir Lenzi e a coordenadora do IEL Blumenau, Nathália Correa.

O evento contou com ainda com presença de autoridades municipais, empresários, classe empresariaial e a comunidade. Entre eles estavam o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt, o conselheiro da FIESC e presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, o diretor do Sintex, Renato Valim, o diretor financeiro da ACIB, Manfredo Krieck, o Diretor para Assuntos Comunitários da ACIB, Renato Medeiros, entre outros.

Semana da Industria FIESC Presse5

Semana da Industria FIESC Presse4

Semana da Industria FIESC Presse3

Semana da Industria FIESC Presse2

Semana da Industria Blumenau (1)

FIESC

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) foi criada em 1950 e também é integrada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC). Atuando com sinergia, as entidades da FIESC estão voltadas à promoção de um ambiente favorável aos negócios, à qualidade de vida e educação do industriário e ao estímulo à inovação.

Mantida e administrada pelo setor industrial com os mesmos parâmetros das melhores empresas privadas, a FIESC e as entidades que a compõem são um dos alicerces da competitividade industrial catarinense. A entidade é composta por mais de 50 mil empresas, nas quais trabalham mais 800 mil pessoas, é responsável por um terço da riqueza gerada em solo catarinense. A entidade congrega 141 sindicatos de indústria.

Principais desafios da FIESC 2022

  • Contribuir com a elevação dos índices da produção industrial, das exportações industriais e de empresas internacionalizadas;
  • Contribuir com a elevação da posição de Santa Catarina no ranking dos estados brasileiros do índice de atratividade de investimento;
  • Contribuir com a elevação do percentual de trabalhadores da indústria com escolaridade básica completa;
  • Contribuir com a elevação do índice de produtividade industrial e da posição de Santa Catarina no ranking de inovação;
  • Contribuir com a elevação do IQV dos trabalhadores da indústria e com a redução do FAP.

Programação Semana da Indústria Vale do Itajaí

25 de maio

7h30 – Welcome Coffee

8h15 – Abertura Oficial

Palestra: FIESC 65 anos – A Força da Indústria Catarinense

Com o vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Junior

Local: SENAI Blumenau, na Sala Multiuso

 

19h Palestra: Inova Moda, Inverno 2016

Com Rosenei Zanchett , Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design.

Local: SENAI Indaial.

 

26 de maio

14h Palestra: Estágio como porta de entrada para o mundo do trabalho

Com Nathália Corrêa – Psicóloga; Pós Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho – Responsável pelo IEL Blumenau

Local: SENAI Blumenau – Sala Multiuso

 

20h Desfile: Universo de noivas e festas

Realizado pelo curso Técnico em Produção de Moda (SENAI Blumenau) em parceria com o atelier Marlize Baierle .

Local: ArtSul Eventos (Espaço 2)

 

27 de maio

14h Palestra: Sua saúde é importante para você?

Palestra Ministrada aos alunos e pais do Programa SESI Atleta do Futuro. Centro Esportivo SESI Blumenau.

 

19h Palestra: Entendendo sua Conta de Energia Elétrica

Com Bruno Pick de Souza – Técnico em Eletrotécnica e graduado em Automação Industrial, professor no SENAI Blumenau e colaborador da Celesc.

SENAI Blumenau Sala Multiuso

 

28 de maio

7h30 Palestra: Segurança e Saúde do trabalhador. Custo ou investimento?

Com Dra. Patrícia Bernardo de Figueiredo, médica do trabalho e Coordenadora SST SESI/SC.

Local: Brückenhaus Eventos, em Indaial.

 

9h Palestra: Sensibilização para Inovação

Com Júlio Longo – Eng. de Materiais pela UFSC, é responsável pela elaboração de projetos de inovação para captação de recursos financeiros do IEL/SC.

Local: SENAI Blumenau – Sala Multiuso

 

19h Palestra: O significado de uma manutenção industrial eficiente e seus impactos na produção da indústria.

Com Célio Cabral Filho e Vilmar Julio, Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Instituto SENAI de Inovação em Laser. Local: ACIDI em Indaial

 

29 de maio

9h Palestra: Confecção do Futuro

 

Iniciativa desenvolvida pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Fundação Certi e Senai/Cetiqt e apoio do SINTEX.

Local: SENAI Blumenau – Sala Multiuso

 

19h30 Palestra: Os Desafios da Logística no varejo com Paulo Araújo – Gerente de Logística do Angeloni

Local: SENAI Blumenau – Sala Multiuso

 

As inscrições para todas as atividades são gratuitas. Mais informações

SESI: 47 3231-5211 ou lisara.scherer@fiesc.com.br

SENAI Blumenau: 47 3321- 9600 ou blumenau@sc.senai.br

SENAI Indaial: 47 3281-6400 ou camila.ribeiro@sc.senai.br ou diego.koehler@sc.senai.br

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: