Inovação, evolução e transformação

Por D.J. Castro, especialista em marketing e branding, sócio-proprietário da Nexia Branding e Head de comunidades da Blusoft.

Outubro é considerado o mês da inovação, esse tema tão presente na vida atual, mas que ainda suscita dúvidas ou, por vezes, alguma falta de entendimento. Primeiramente, é preciso compreender que a inovação pode acontecer em diversas vertentes: em produtos e serviços (quando se lança um novo produto ou serviço no mercado), em processos (quando a empresa desenvolve novos processos de negócios ou de atendimento, por exemplo), modelos de negócios (quando a empresa desenvolve uma maneira de vender seus negócios e serviços de forma diferente) e a inovação de mercado (para atingir novos mercados com seus produtos e serviços). Ela pode acontecer de maneira integrada em todas essas frentes.

Para manter a inovação presente no ambiente de negócios, é importante que sejam desenvolvidos ecossistemas de inovação, ou seja, um conjunto de fatores que estimulam a interação e a cooperação, como parques tecnológicos, incubadoras, associações e todas as condições que favorecem a troca de ideias entre as pessoas. O mês da inovação na nossa região foi marcado por diversas ações desse ecossistema. Podemos citar, por exemplo, um evento promovido pelo Instituto Gene nas mídias sociais em que cada um dos 12 candidatos a prefeito de Blumenau fez um Pitch de 4 minutos com suas propostas para gerar mais inovação em nosso ecossistema local. O modelo de apresentação, inspirado nas Startups, é uma forma rápida e objetiva de mostrar as ideias mais importantes e destacar o que faz mais sentido para cada candidato. Assim, os eleitores podem ter uma visão clara e decidir em quem votar.

Outras iniciativas estão acontecendo ao longo do mês. E com a pandemia e as restrições de encontros presenciais, o próprio formato de cada evento teve que ser repensado. E o resultado foi surpreendente, com eventos online multiplicando por dezenas de vezes a sua capacidade de atingir o público, e gerando novas experiências de aprendizado e negócios.

Tivemos o case Startup Summit em Florianópolis. O evento presencial em 2019 teve 2.000 participantes e o evento online de 2020 teve mais de 30.000 pessoas de todo o Brasil conectadas com as palestras. O Startup Awards foi transmitido ao vivo para milhares de pessoas, e uniu a audiência com finalistas de todas as regiões do Brasil, conectados por video. Diversos outros eventos reformularam seu formato de forma inovadora e colheram os resultados.

Ações como essas ajudam a dar visibilidade ao tema e aumentar o entendimento das pessoas sobre os conceitos e as práticas. E, o mais importante, criam jornadas de aprendizado para empreendedores, estudantes, profissionais da iniciativa privada e do governo. Essas iniciativas são a base para um novo ciclo de inovação nos nossos ecossistemas.

Um ambiente favorável à inovação também deve contar com políticas públicas claras, a fim de catalisar o processo de desenvolvimento de ciclos de inovação nas empresas, nas entidades de ensino, no próprio governo e na sociedade como um todo. O governo pode ter papel fundamental para catalisar o processo de evolução dos ecossistemas locais, criando políticas que enfatizem os pontos fortes de cada região e resolvam problemas fundamentais que possam prejudicar a integração dos atores do ecossistema.

O fato é que tudo que existe hoje tem alguma maneira de ser feito melhor, mais rápido, com mais eficiência e produtividade. Tudo pode ser aprimorado em algum aspecto, e essa deve ser a busca constante de todos os envolvidos. Essa mentalidade é fundamental. É por meio da inovação que vamos conseguir superar a grande crise que enfrentamos hoje no país, e criar um novo ciclo de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e, acima de tudo sustentável.

O objetivo é criar um fluxo constante, a inovação como modo de pensar e agir, para apresentar soluções efetivas para o mercado e para as pessoas. A inovação gera evolução que gera transformação.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: