Jovens iniciam o programa Novos Caminhos em Blumenau

Nessa quinta-feira, 7, iniciaram as atividades do programa Novos Caminhos, no SENAI, em Blumenau. Ao todo 18 jovens participaram. São moças e rapazes de 14 a 18 anos que vivem em abrigos do município. O programa é resultado de uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça (TJ) e a Associação dos Magistrados Catarinenses.

Em um encontro descontraído, os jovens puderam conhecer um pouco Novos_Caminhos_Fiesc_07.05 (8)mais sobre o programa, bem como os envolvidos diretamente nesse processo: Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL/SC, SESI E SENAI, que são instituições da FIESC. De acordo com a coordenadora do IEL em Blumenau, Nathália Silveira Corrêa, o principal objetivo do Novos Caminhos é preparar os jovens para o mundo do trabalho e a nova fase da vida, pois muitos foram destituídos do poder familiar.

 

O vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr. também conversou com os participantes e destacou que o programa é uma grande oportunidade e cabe a cada um persistir. “Meu pedido é que vocês permaneçam até o final desse programa. Apoiem os colegas que queiram desistir. Não deixem que isso aconteça. Em dezembro, na formatura, quero ver todos vocês”, afirmou Baumgarten Jr.

A jovem de 16 anos, que participou do Novos Caminhos em 2014 falou sobre a experiência. Ela passou pelas três etapas do programa e esta realizando o curso técnico no SENAI.  “No começo achei que ia ser chato, mas depois gostei muito. É um  aprendizado e mostra uma profissão. Não desistam”, disse a moça.

Após as apresentações, os alunos participaram de uma dinâmica que abordou os sonhos de cada um. Em seguida, eles pudera conhecer a estrutura no SENAI.

 

Novos_Caminhos_Fiesc_07.05 (4)Imagem desfocada FIESC Novos Caminhos

 

 

 

 

 

 

Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é dividido em três fases. Na primeira etapa ocorre a formação no programa Profissional do Futuro, realizado pelo IEL. Nele são abordadas temáticas como a postura profissional, comunicação, relacionamento interpessoal, comprometimento organizacional, proatividade no ambiente de trabalho, criatividade, flexibilidade e inovação, liderança, ética e atitude pelo planeta. Na segunda fase, os jovens são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do SESI, e há encontros que abordam os temas a prevenção a drogas e DSTs. Na terceira fase, os mesmos são encaminhados a um curso técnico, de aprendizagem industrial ou de qualificação que optarem no SENAI.

O TJSC estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado. O projeto, que está em andamento em outras regiões do Estado, como Norte, Vale do Itajaí, Sul e Grande Florianópolis, integra o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais da FIESC.

Baumgarten Jr. lembra ainda que as indústrias das regiões onde as ações do programa Novos Caminhos são realizadas, são convidadas a fazer parte da iniciativa, oferecendo oportunidades aqueles que foram capacitados pelas entidades da FIESC.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: