Justiça Federal determina restituição de tributos sobre o valor do crédito presumido do ICMS para empresa catarinense

Com longas e diversas disputas judiciais no Brasil sobre a tributação de valores que não são considerados pelos contribuintes como receita, a Justiça Federal acaba de dar parecer favorável a um caso de uma empresa de Santa Catarina. A decisão estabelece que seja restituído o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre o valor do crédito presumido do ICMS.

A ação tramitava na Justiça Federal de Blumenau e teve decisão que assegura o direito de excluir o crédito presumido do ICMS (escriturado em sua conta gráfica) da base de cálculo do IRPJ e da CSLL e reconhece o direito de compensar os valores que foram indevidamente recolhidos. Ou seja, o IRPJ e a CSLL incidentes sobre valores referentes ao crédito presumido do ICMS nos cinco anos anteriores à propositura da ação.

Segundo a advogada do BPHG Advogados, escritório responsável pela ação, Shirley Henn, a decisão favorável da empresa cayarinense em relação ao IRPJ e CSLL é semelhante a algumas sentenças judiciais positivas que vem ocorrendo no país. Diferentemente de outros casos, como a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, que ainda enfrenta diversos impasses judiciais, sem previsão de resoluções concretas.

Para o especialista em Direito Tributário e sócio do BPHG Advogados, Marco Aurélio Poffo, o resultado da ação é de se comemorar e aponta esperança para novas definições. “A exigência do IRPJ e do CSLL sobre o crédito presumido de ICMS não é correta, já que tal parcela não possui natureza de receita, de renda, de proventos ou de lucro. O ICMS tem função de reduzir despesas tributárias, contudo não tem representatividade contributiva em relação ao IRPJ e CSLL. Esta decisão positiva reitera a importância de outras situações semelhantes buscarem na justiça os diretos econômicos de contribuinte”, ressalta Poffo.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: