Lei do Silêncio Urbano exige adequações em espaços comerciais e residenciais.

Salões de festas de condomínios, bares e restaurantes podem optar por esquadrias em PVC para garantir o isolamento acústico.

Entra em vigor em Blumenau a partir de sexta-feira (15), o Programa de Silêncio Urbano (PSIU), que prevê advertência e multa para quem provocar som excessivo. A cidade também possui a Lei Municipal Complementar 655/2007, que segue normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com o objetivo de fiscalizar infrações de perturbação do sossego. Ela também determina limites máximos de decibéis para áreas diferentes da cidade.

Em áreas urbanas, de hospitais ou escolas o nível máximo de decibéis tolerado durante o dia é de 50dB e durante a noite, de 45dB. Já nas áreas mistas com predomínio de residência, o limite de decibéis durante o dia é de 60dB e de noite, 55dB. Em áreas de recreação, ou seja, espaços destinados ao lazer e a diversão, o limite de tolerância durante o dia é de 65dB e a noite, 55dB.

Quem desrespeitar os limites estabelecidos pela lei em um imóvel está sujeito a multa, que pode ser incluída no IPTU. De acordo com a Polícia Militar, de janeiro a junho deste ano foram registrados 1.469 casos de perturbação do sossego. O número maior de ocorrências é durante o fim de semana, chegando a 1.180 casos, a maioria no sábado.

Portas e janelas no combate a ruídos

Para ajudar a controlar os ruídos durante festas que podem incomodar a vizinhança, as mudanças na estrutura dos salões são fundamentais. Atualmente, há no mercado modelos de portas e janelas, feitos exclusivamente para garantir o isolamento acústico. A Bellevue, empresa de Blumenau (SC) que fabrica esquadrias em PVC, possui esses modelos, feitos com um conjunto de perfis em PVC com câmaras múltiplas, borrachas de vedação, vidro duplo e ferragens adequadas para combater os ruídos.

“O isolamento acústico consiste em criar um obstáculo entre a fonte de ruído e o receptor. O ouvido percebe todos os ruídos da vida cotidiana. Alguns são bem aceitos, mas outros são incômodos e até perigosos à saúde. Para ter mais qualidade de vida é essencial ficar livre desses ruídos”, destaca o diretor da Bellevue, Luiz Felipe Weber Rebellato. De acordo com Rebellato, os níveis de atuação acústica das portas e janelas da empresa são de 30 dB a 45 dB (com variação de +2 ou -2).

A Bellevue

Fundada em 1995, a empresa é pioneira na fabricação de esquadrias em PVC de padrão europeu no Brasil. Atua em todo o processo de produção, desde a equipe de projeto, fabricação e instalação de portas e janelas, o que permite desenvolver produtos sob medida para a necessidade de cada cliente. Outro diferencial da Bellevue é a matéria-prima utilizada, que vem da parceria com a alemã Veka, a maior fabricante de perfis de PVC do mundo.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: