Linha de montagem de robôs ganha destaque na Indumak

A empresa de Jaraguá do Sul (SC) iniciou o projeto de ampliação do parque fabril, que será realizado em módulos, e prevê triplicar a área total da empresa com investimento de R$ 8 milhões.

A Indumak, de Jaraguá do Sul (SC), deu início a um importante projeto de ampliação do parque fabril. Prevista para ser concluída em 2014, a obra será desenvolvida em módulos. A empresa prevê um investimento de R$ 8 milhões para a ampliação, que tem, entre os objetivos, verticalizar alguns processos e expandir a linha de produção.

O primeiro módulo – que será entregue na segunda quinzena de abril – é destinado à fabricação de robôs, Indumak Robotics, e contará com uma área de 850 m². “Até a metade do ano, estão previstos de 10 a 13 sistemas com este revolucionário equipamento em operação nos clientes” comenta o diretor presidente da Indumak, Gelson R. Schmidt.

Inteiramente produzido no Brasil, o robô de paletização é composto por quatro eixos interpolados dimensionados para movimentar cargas de até 50Kg. O equipamento possui recursos avançados que possibilitam o aproveitamento de energia, além do design inovador que justifica seu desempenho e peso reduzido para a sua categoria. “Com formato antropomórfico, simulando os movimentos de um braço humano, o robô da indumak oferece mais agilidade e precisão nos movimentos” destaca o diretor presidente da empresa.

O equipamento permite total mobilidade e rapidez na paletização dos produtos. Outra característica importante é sua flexibilidade do sistema de garras, podendo ser adaptado para múltiplas aplicações, como fardos, caixas e sacarias, conforme escopo do projeto. Além disso, o sistema de paletização ao qual o robô pode ser integrado facilmente é adaptável ao layout de programação já utilizado pelo cliente.

“O sistema é uma grande inovação do mercado e sua comercialização vem crescendo cada vez mais, sendo esse um dos principais motivos para a construção do espaço exclusivo para a fabricação de robôs, na Indumak”, destaca Gelson R. Schmidt.

O executivo explica que apesar de alguns setores produtivos estarem sofrendo com o processo de desindustrialização, a Indumak continua investindo em desenvolvimento de novos produtos. “Sabemos que existem problemas internos, como o nosso sistema tributário, regras salariais e custos de logística, mas estamos lutando pela nossa competitividade oferecendo produtos de ponta com tecnologia nacional e assistência técnica em todo o Brasil”, comenta o diretor presidente.

O grande diferencial da empresa, perante concorrentes nacionais e internacionais, é que a Indumak desenvolve e fabrica soluções completas para o acondicionamento de produtos. Suas linhas dispõem de empacotadoras e enfardadeiras automáticas, dosadores, esteiras e sistemas de paletização automática, além de acessórios e tecnologias, que completam seus produtos e as linhas de produção de seus clientes.

A empresa está atenta aos movimentos do mercado, que cada vez mais tem investido na capacitação das equipes de trabalho e buscado soluções para a automatização dos processos com segurança. “A Indumak é uma das primeiras empresas em seu segmento ao lançar produtos que cumprem com as diretivas da NR-12, com características adequadas inclusive às normas internacionais para o manuseio de cargas”, destaca Gelson R. Schmidt.

Sobre a Indumak
A empresa conta hoje com mais de 150 profissionais. De capital totalmente brasileiro, sua sede está localizada na cidade de Jaraguá do Sul (SC), importante pólo industrial nacional. Prestes a completar 50 anos de história, atende a mais de 2800 clientes distribuídos pelo Brasil e pelo mundo.

Mais informações: www.indumak.com.br
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

[photopress:DSC06194_site.jpg,full,centered]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: