Livros sensíveis ao toque estimulam bebês a tomar gosto pela leitura

Pode parecer estranho, mas a leitura deve ser estimulada entre os bebês, logo nos primeiros meses de vida. Apesar de ainda não ter qualquer conhecimento, o gosto pelo mundo dos livros pode começar por meio de simples toque. Em entrevista ao site Bebe.com.br, a psicóloga Beatriz Ferraz afirma que, após virar e revirar o livro centenas de vezes, a criança estabelece uma relação afetiva com o objeto e, assim, descobre o prazer pelo universo literário. “Ler um livro ou ouvir uma fábula não tem relação somente com saber ler e escrever. Os livros introduzem as crianças em um mundo imaginário, em uma cultura. E as narrativas abrem portas para o conhecimento de diferentes mundos, tempos e espaços”, afirma Beatriz.

Para desenvolver esta primeira relação, é preciso dar ao bebê livros criados especialmente para esta fase, com palavras simples, acessórios em alto relevo, que contribuam para o toque, e atividades lúdicas. Independentemente do formato ou da história, o livro deve estar presente em todas as etapas da vida de uma criança. Não há idade para ouvir ou ler histórias. “Tudo depende da forma como ele é introduzido, para ser explorado pelo bebê ou ainda da maneira como a história é lida para uma criança pequena”, diz a psicóloga.

Entre as novidades que acabam de chegar ao mercado, voltadas para este público, estão os livros de pano “Uma Linda Borboleta” e “O Dia a Dia do Bebê”, da Editora Vale das Letras, de Blumenau (SC). As obras foram elaboradas especialmente para os estágios iniciais de desenvolvimento da criança. “Os livros foram criados com palavras simples e ilustrações coloridas. São macios ao toque e forrados com material que faz barulho ao ser amassado. São livros estimulantes, educativos e divertidos de ler, adequados aos primeiros meses de idade”, afirma a sócia da editora de livros infantis Vale das Letras, Patrícia Amorim. As obras podem ser adquiridas nas principais lojas do segmento, em todo o país.

Sobre a editora Vale das Letras

A Editora Vale das Letras, de Blumenau (SC), possui licenciados como Smurfs, Thomas, Garfield, Bob Esponja e Pica-Pau, além de coleções próprias. Além do mercado convencional de livrarias, atua fortemente no segmento porta a porta. Saiba mais em www.valedasletras.com.br.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: