Lugar de criança é na cozinha

No Dia das Crianças, prepare receitas saudáveis e práticas com a ajuda dos pequenos.

Um jeito prático e divertido para inserir alimentos saudáveis nas refeições da criançada, de forma agradável, é levá-las para a cozinha. Passar as tarefas simples, como lavar os alimentos, por exemplo, ajuda a criança a se habituar à comida. Além disso, esse também é um bom momento para explicar a função e importância de cada alimento. Outra dica é montar pratos atrativos e que chamem a atenção dos baixinhos. Para isso, a nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke, diz que o ideal é fazer com que seus filhos brinquem e se divirtam com a comida, fazendo desenhos e formas, por exemplo. “Os principais responsáveis pelos bons hábitos alimentares são os pais, que determinam o que deve ser ingerido dentro e fora de casa”, comenta a nutricionista.

Alline também destaca que a rotina das famílias brasileiras é cada vez mais agitada e, o pouco tempo livre favorece o consumo de alimentos pré-prontos, que possuem grandes quantidades de sódio, gordura e corante. “A inclusão de alimentos integrais, frutas e legumes na alimentação diária da criança auxiliam no controle da obesidade e do aparecimento de doenças crônicas, inclusive até a idade adulta”, explica a profissional.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2008 e 2009, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério do Saúde. “Esse índice pode resultar em uma geração futura de obesos, hipertensos, diabéticos, com riscos cardiovascular e renal”, ressalta Alline.

Confira algumas dicas de como inserir alimentos saudáveis na alimentação das crianças
Alguns comportamentos devem ser evitados na hora de alimentar seus filhos. Obrigar a criança a comer mais do que pode, premiar com guloseimas um bom comportamento ou fazer a restrição de alimentos como castigo e substituir as refeições por lanches são atitudes que fazem com que a criança crie um hábito errôneo. Para a nutricionista, a modificação no hábito alimentar da criança deve ocorrer aos poucos e com um bom exemplo dos pais. A inclusão dos alimentos saudáveis poderá ocorrer em alguma receita que contenha alimentos da preferência da criança. “Uma sugestão é incluir Farinha de Quinoa Real Orgânica Vitalin na tradicional receita de Nega Maluca, ou, acrescentar Amaranto Orgânico em Flocos Vitalin na receita de Smoothie de Morango. Dessa forma, a criança é estimulada a experimentar novos alimentos” sugere Alline.

No horário e local certo
O momento da refeição deve ocorrer em um local tranquilo e com a família, se possível pelo menos em uma das refeições do dia. Desligar os aparelhos eletrônicos para não distrair a criança e sempre incentivar o consumo dos alimentos saudáveis relembrando a importância para a saúde, também é uma ótima iniciativa.

Confira abaixo nossas sugestões de receitas para o Dia das Crianças
Para auxiliar a introdução desses produtos no dia-a-dia da criançada, preparamos um cardápio especial utilizando linhaça, amaranto e quinoa.

Hambúrguer Recheado Grelhado
Rendimento: 10 unidades

[photopress:Hamburguer_site_2.jpg,full,centered] Ingredientes
1 kg de carne moída magra
1 cebola grande picada
½ pimentão verde picado
½ pimentão vermelho picado
1 ovo
2 colheres (sopa) de Farinha de Linhaça Marrom Vitalin
150 g de queijo prato em pedaços finos para rechear
Sal, pimenta-do-reino, cebolinha e salsa a gosto
Gotas de molho inglês e azeite para untar a forma

Preparo
Junte todos os ingredientes numa tigela (exceto o queijo) e amasse bem, até virar uma massa homogênea. Pegue uma porção de carne e, com a ajuda de um plástico, abra um hambúrguer e coloque o queijo no meio, abra outra porção e coloque por cima, feche apertando bem dos lados e corte com um cortador redondo de 10 cm de diâmetro mais ou menos. Faça isso com toda a massa de carne. Numa frigideira untada com azeite, coloque os hambúrgueres e doure dos dois lados.

Smoothie de Morango
Rendimento: 1 porção

[photopress:Smoothie_de_Morango_site_1.jpg,full,centered] Ingredientes
½ xícara (chá) de morangos congelados
½ xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de Amaranto Orgânico em Flocos Vitalin
2 bolas de sorvete de creme
4 pedras de gelo

Preparo
Coloque no liquidificador todos os ingredientes, começando pelo suco de laranja, em seguida o Amaranto em Flocos Vitalin, o sorvete, os morangos e o gelo. Bata em velocidade máxima por 3 minutos e sirva a seguir.

Nega Maluca
Rendimento: 15 porções

[photopress:Nega_Maluca_baixa.jpg,full,centered] Ingredientes
Massa
3 ovos
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de achocolatado em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de Farinha de Quinoa Real Orgânica Vitalin
1 xícara (chá) de água quente
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (sopa) de margarina

Preparo
Massa
Bata os ovos e o açúcar até ficar cremoso. Acrescente o óleo, o achocolatado em pó e as farinhas batendo bem até formar uma massa. Acrescente a água quente aos poucos e mexa até a massa ficar mais mole. Em seguida, acrescente o fermento e mexa devagar. Em uma forma untada e polvilhada com açúcar ou farinha de trigo, coloque a massa. Asse em forno preaquecido a 220°C, por 30 a 40 minutos.
Cobertura
Em uma panela coloque todos os ingredientes e em fogo baixo mexa sem parar até engrossar. Após o bolo frio cubra com o preparado. Decore a gosto.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: