Microcrédito pode ser a saída para a crise

Ido Steiner, presidente da Blusol

Iniciamos 2015 com perspectivas preocupantes na economia Brasileira. Está claro que no segundo mandato de governo, a presidente Dilma Rousseff está definindo uma equipe econômica mais conservadora, com o objetivo de diminuir os gastos públicos e equilibrar a balança comercial. Especialistas apontam que a inflação deve estourar o teto da meta em 2015, o real deve desvalorizar ainda mais, haverá aumento da taxa básica de juros, o PIB deve continuar sem crescimento expressivo e o desemprego já dá sinais de aumento. Retração da indústria, desaceleração do crédito imobiliário, índice de confiança na indústria recuando, menores investimentos, são alguns outros fatores que apontam para a estagnação da economia.

No entanto, pelo menos um setor da economia é favorecido com este cenário. Trata-se do microcrédito. Com uma política conservadora, as taxas de juros nominais aumentam consideravelmente no mercado. Como consequência, os recursos de empréstimos oferecidos pelo microcrédito tornam-se mais atrativos do que o mercado tradicional. A tendência, portanto, é que seja um excelente ano para o microcrédito. Além disso, com o índice de desemprego crescendo, aumenta também o número de empreendedores – seja por vocação ou por necessidade. Esses novos empresários tem no microcrédio uma alternativa para iniciar seus negócios. Com empréstimos de pequeno valor, eles se sentem seguros e têm condições de crescer aos poucos, dando um passo de cada vez, e pensando no futuro.

Para quem já é empreendedor, a indicação é investir o crédito no negócio e gerar mais renda. Comprar equipamentos que vão ampliar a produção também é desejável, pois assim se torna um investimento produtivo. Além disso, deve-se aplicar na formação e capacitação dos colaboradores, incluindo os gestores.

Diante de um cenário negativo como este que presenciaremos em 2015, é essencial buscar novas alternativas. E este jogo de cintura é próprio do povo brasileiro, que sempre consegue superar as crises, encontrando soluções para os problemas de forma positiva.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: