Microcrédito: uma solução em tempos de crise

Em tempos de crise no país, cabe a cada trabalhador encontrar possibilidades para aumentar a renda familiar. Com a maior taxa de juros Selic desde agosto de 2009, de acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), as operações de microcrédito tornam-se uma oferta atrativa aos brasileiros.

Atualmente a taxa básica de juros, a Selic (regulada pelo Banco Central e praticada por instituições e bancos privados) está em 14,25% ao ano, sendo os juros médios cobrados das pessoas físicas em 126,74% ao ano, ou seja, 7,06% ao mês. De acordo com o diretor executivo da Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), Amadeu Trentini, as taxas de juros praticadas no mercado de microcrédito não aumentaram e ficaram nos mesmos patamares que são regulados pelo Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado (PNMPO). “A BluSol manteve os percentuais padrões, estimados em 3,98% ao mês. Aliás, nos últimos três anos, conseguimos uma redução de juros para este segmento. Quanto maior o valor do empréstimo menor a taxa de juros”, destaca.

Ainda segundo o diretor, a instituição de microcrédito torna-se um instrumento de geração de renda e emprego em épocas de crise. “Nestas horas precisamos buscar as oportunidades e aproveitar o momento para colocar em prática os negócios”, afirma.  Amadeu explica “que nos momentos de crise é que podem surgir novos empreendedores, com atividades realizadas em casa, de forma informal. Novos empreendimentos que iniciam desta maneira poderão contar apenas com o apoio financeiro das instituições de microcrédito, pois o mercado formal não pode operar com a informalidade. O microcrédito é uma importante ferramenta para incrementar os pequenos empreendedores e elevá-los para o nível da formalidade de empreendedor individual, que auxilia também na segurança social como previdência e saúde”.

Com filiais em 12 cidades catarinenses que atendem em 69 municípios, a BluSol realizou, desde a abertura até junho deste ano, 78.569 operações de microcrédito, girando mais de R$ 270 milhões.

calc

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: