Missão cumprida

*Giovana Tensini de Aguiar, psicóloga e consultora da SBA Associados

Chegar ao final do ano com o sentimento de missão cumprida é o desejo de muitas pessoas. A grande questão é que, para muita gente, essa é uma promessa que se renova a cada início de ano, mas não é cumprida. Para evitar essa frustração, a palavra-chave é planejamento.

Costumo dizer que somos mais executores que planejadores. Ou seja, realizamos aquilo que nos pedem ou que sabemos que devemos fazer, mas não planejamos e, aí, muita atividade importante acaba ficando de fora. Para quem deseja um ano de mais realizações, a dica é se perguntar “Qual é o meu objetivo pessoal e profissional?”. Com essas informações é hora de anotar tudo.

Colocar os objetivos no papel parece desnecessário, mas é maneira mais fácil para fazer o planejamento e, principalmente, acompanhar. É importante se lembrar das variáveis que influenciam esse cronograma, por isso ele não deve ser engessado. Pode haver mudanças no seu trabalho ou na vida pessoal e com isso alterações naquilo que foi programado.

Além disso, é essencial pensar em como você vai executar esses objetivos. Por exemplo, quem visa uma promoção na empresa, pode fazer um curso para melhorar o desempenho ou, quem deseja passar em um concurso público, deve se organizar para estudar algumas horas diariamente, seja em casa ou em um cursinho. Outro item importante é a mensuração. Deve-se colocar uma data para que seus objetivos sejam cumpridos. Postergar ações não é a primeira opção. Isso deve ser feito somente se necessário.

Por fim, mas tão importante quanto os outros tópicos, é acompanhar. É preciso verificar constantemente o cronograma, perceber o que já foi feito e, especialmente, o que está pendente. Essa ação serve como um lembrete, para não se esquecer do que deve ser feito ao longo das semanas para chegar ao final de 2015 se sentindo mais realizado.

O cronograma pode ser adaptado ao estilo de cada pessoa. Para quem é mais conectado ao mundo digital, há ótimos aplicativos. Quem prefere o papel, não tem problema. Faça a planilha e deixe-a em um lugar visível.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: