Música fortalece características importantes para o desenvolvimento do ser humano

Mais do que diversão, a música tem papel significativo no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico das crianças, facilita o processo de aprendizagem e fortalece a construção da sensibilidade e criatividade, isso sem falar nos efeitos para a alma. Esses são apenas alguns dos benefícios que a família Kratz encontrou na música. Eles foram os primeiros alunos do Espaço Kan – Aulas de Música, assim que a escola abriu, há 21 anos, e continuam até hoje aprendendo e ensinando na escola.

Elisabete começou fazendo aulas de viola clássica, e permanece aperfeiçoando seus estudos musicais. Seus três filhos – Alessandra, Thabata e Willen – também estudaram música. Thabata permaneceu na escola até se formar no curso de violino. O filho, Willen, iniciou aos 4 anos de idade, concluiu no Espaço Kan o curso de violino pelo método Suzuki, graduou-se em Licenciatura em Música pela Furb. Hoje é professor no Espaço Kan.

Para o professor Willen Kratz, a música é compreendida como uma arte multiforme.  “Ela está presente nas nossas vidas de tantas formas diferentes, que seria difícil expressá-la em poucas palavras. Na minha vida, a música, desde muito pequeno, esteve presente em nosso meio, crescemos e nos tornamos seres humanos envoltos nesse círculo que formou e transformou nossos pensamentos, nossas vivências e nossas maneiras de olhar para o mundo. A música é algo que transmite as mais diferentes emoções e sensações, mas que também transpassa pelas barreiras do emocional e profissional. Promove saúde, paz, conhecimento. A música é um dos caminhos pelos quais decidimos trilhar nossa história.”

Música acessível a todos

E para fazer com que mais pessoas tenham acesso a esse mundo e que possam se interessar e buscar os benefícios que a música traz, o Espaço Kan Aulas de Música está realizando o projeto Música no Vale Europeu, apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio da Kyly.

Todas as terças-feiras, os alunos e professores da escola fazem ensaios abertos ao público, gratuitamente, no Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro). Eles iniciam sempre às 18h50.

A iniciativa visa também promover e estimular a produção cultural e artística da região, dando visibilidade aos músicos e aos profissionais da cultura da cidade de Blumenau. Quem acompanha os ensaios pode conhecer, por exemplo, o trabalho realizado com uma orquestra e ver de perto os músicos tocando instrumentos como piano, violino, flauta e violoncelo.

Esta fase do projeto termina no dia 26 de novembro com duas apresentações gratuitas ao público:

Retreta de Natal no Bom Retiro, às 10h – evento ao ar livre, num palco armado no estacionamento do Espaço Kan (Rua Hermann Hering, 554, Bom Retiro), tendo como “pano de fundo”, o Parque São Francisco – um evento cultural/musical, de contemplação e beneficente.

Concerto de Natal Kan, às 18h – na Igreja Luterana Blumenau Centro (Rua Amazonas, 119, ao lado do Hospital Santa Catarina).

Toda a comunidade é convidada a prestigiar. Para os dois eventos, a doação sugerida é de um brinquedo em bom estado, que serão destinados às crianças assistidas pela Comunidade Caridade Sem Fronteiras.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: