Música para a Melhor Idade

Estimativas indicam que até 2020 um em cada 13 brasileiros deverá ter 65 anos ou mais. Dessa forma, é imprescindível que cada vez mais se busquem alternativas para o desenvolvimento das potencialidades desta população, que é a que mais cresce no Brasil atualmente. Na terceira idade ou melhor idade, quando muitos fatores podem contribuir para a maior disponibilidade, para o estudo e novas experiências, o ensino de música é uma possibilidade promissora. Certa disso, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes está oferecendo um novo curso de “Musicalização para a Melhor Idade”, que será ministrado por Nana Toledo. As aulas serão em grupos de, no mínimo, 10 alunos e terão início no mês de março.

Segundo a diretora pedagógica da Escola de Música, Noemi Kellermann, a modalidade é ótima para a ocupação do corpo e mente, itens importantíssimos nesta fase da vida. “A musicalização trabalha o todo: a música como linguagem, como fator cultural, ensina técnicas de respiração, prática de instrumentos e do cantar em grupo, apreciação musical e história da música”, explica.
Especialistas também afirmam que programas educacionais para a terceira idade têm efeitos poderosos no combate ao estresse e contribuem para um envelhecimento bem sucedido. O ensino musical para a terceira idade pode trazer benefícios não só na melhoria da qualidade de vida do grupo, como também pode promover aspectos de desenvolvimento criativo e expressivo do ser. A música também pode favorecer a memória, evocando lembranças do passado. Assim, o idoso reconstrói experiências do presente e passado.
Noemi destaca ainda que a musicalização para a melhor idade contribui para o enriquecimento cultural, social e físico. “Em uma das abordagens do curso, por exemplo, são estudadas e praticadas as cantigas das danças circulares mundiais, que contribuem para estimular o exercício físico, social e espiritual nos alunos”, destaca. A Escola de Música já dispõe de aulas individuais para alunos da melhor idade. O diferencial das aulas de musicalização é o trabalho em grupo.
Alunos da melhor idade também podem participar, junto de outras faixas etárias, das turmas adulto da Carona Escola de Teatro e adulto iniciante do Pró-Dança – Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: